Laboratório de Montagem para Filmes, o BrLab Rough Cut, abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o BrLab Rough Cut, workshop especialmente dedicado a filmes de longa-metragem de toda América Latina, Península Ibérica e Itália que se encontrem em etapa de montagem e pós-produção, que foi criado em 2018 como um novo espaço dentro do BrLab. Os projetos selecionados passam por consultorias com editoras e editores premiados, em sessões práticas na ilha de edição. Neste ano, os filmes selecionados receberão tutorias de Karen Akerman (“O Processo”, “A Febre”, entre outros) e Fernando Epstein (“Boi Neon”, “As Herdeiras”, entre outros). O BrLab Rough Cut acontecerá entre os dias 4 e 7 de outubro.
Ao longo dos últimos anos participaram do BrLab Rough Cut filmes como “Levante” (Lila Halla, Brazil/Uruguai/França, prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica em Cannes, 2023); “Los Tiburones” (Lucía Garibaldi, Uruguai, prêmio melhor direção em Sundance 2019); “Como el Cielo Después de Llover” (Mercedes Gavíria, Colômbia, prêmios em Mar del Plata e Visions du Réel); “Paterno” (Marcelo Lordello, Brasil, 2021); “O Livro dos Prazeres” (Marcela Lordy, Brasil, 2022); “Canção ao Longe” (Clarissa Campolina, Brasil, 2022), “Os Primeiros Soldados” (Rodrigo Oliveira, Brasil, 2022), entre outros.
Durante o BrLab Rough Cut, a tutora Karen Akerman e o tutor Fernando Epstein acompanham as equipes formadas pela direção e pela montagem de cada filme, proporcionando orientação personalizada. Essa interação não só aprimora o processo de montagem, mas também estimula o networking com profissionais do setor audiovisual, enriquecendo as reflexões sobre os projetos em fase final. O BrLab Rough Cut é um espaço de colaboração e aprendizado mútuo, onde a troca de experiências se revela fundamental para encontrar o corte ideal que conectará o filme ao seu público. Um ambiente projetado para impulsionar projetos cinematográficos à sua plena realização.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 19 de julho, através de formulário de inscrição no site brlab.com.br, onde também está disponível o regulamento. Podem se inscrever projetos interessados de toda a América Latina, Península Ibérica e Itália. Graças ao incentivo do Programa Ibermedia, os profissionais selecionados recebem ajudas através de Bolsas Ibermedia, que cobrem os custos de uma passagem aérea por filme selecionado, e a hospedagem para os dois representantes de cada projeto que não sejam residentes em São Paulo (SP), além de garantir a gratuidade das matrículas e participações e refeições durante o workshop.
A 14ª edição do BrLab será realizada graças ao copatrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, e do Programa Ibermedia. Tem apoio da Cinemateca Brasileira, Sociedade Amigos da Cinemateca, Instituto Cervantes, Embaixada da Espanha no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Vitrine Filmes e do selo Manequim. Conta ainda com a parceria dos programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, do Cinéma en Développement do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, da Pop Up Film Residency, do Torino Film Lab, do EAVE – European Audiovisual Entrepreneurs, e do Bogotá Audiovisual Market. Tem a colaboração institucional da ABRA, da APAN, da API, da BRAVI, do Brazilian Content, do Programa Cinema do Brasil, do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, do Cinema Verde, do + Mulheres e do SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. E conta com parceria de mídia de LatAm Cinema, Revista de Cinema e Imprensa Mahon. A realização é da Klaxon Cultura Audiovisual.