Mostra reúne filmes argentinos produzidos entre 2013 e 2015

A mostra Histórias Extraordinárias: Cinema Argentino Contemporâneo, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 5 a 17 de abril, exibirá dez filmes recentes, produzidos entre 2013 e 2015, no país vizinho. Paralela a programação para adultos, será realizada a mostra Chiquitos e Chiquitas, destinada ao público infantil, com títulos que dificilmente são encontrados nos cinemas brasileiros ou na televisão.

Com curadoria de Natalia Christofoletti Barrenha e Marcelo Panozzo, a mostra presta uma homenagem a Marco Bechis, cineasta conhecido pelos filmes voltados a discussões sobre o golpe militar de 1976, na Argentina – que completa 40 anos em 2016 –, e imprescindível quando se discute a abordagem política no cinema argentino e as marcas que aquela época deixou na História. Entre os filmes de Bechis, serão exibidos Garagem Olimpo (Garage Olimpo, 1999), Filhos (Figli/Hijos, 2001) e O Rumor da Memória (El Ruido de la Memoria, 2015).

Haverá ainda debates e sessões comentadas com pesquisadores e especialistas. Um dos destaques da mostra será a presença dos diretores argentinos Barbara Sarasola-Day, Javier Olivera (filho de outro grande cineasta argentino, Héctor Olivera) e Santiago Giralt, que vão falar de seus filmes, em particular, e do cinema argentino, em geral.

O cinema argentino tem conquistado grandes premiações europeias e é presença cativa na programação de festivais do mundo todo. Traz no currículo os dois únicos prêmios Oscar do cinema latino-americano: A Historia Oficial (La Historia Oficial, Luis Puenzo, 1986) e O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de sus Ojos, Juan José Campanella, 2010).

A programação completa dos filmes e horários pode ser conferida no site www.caixacultural.com.br.

Mostra Histórias Extraordinárias: Cinema Argentino Contemporâneo
Data: 5 a 17 de abril de 2016 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (78 lugares + 3 para cadeirantes) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria:  terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.