CCBB Rio de Janeiro recebe a Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!

Foto: Cena de “Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa”, sobre a vida da escritora Judith Kerr

Mães, profissionais, refugiadas, amantes, atletas, amigas, objetos de desejo e de poder. Essas são algumas das condições experimentadas historicamente por mulheres do mundo todo e retratadas nos 12 filmes que compõem a programação deste ano da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, realizada no Rio de Janeiro pela segunda vez. O evento ocupa a sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro, com entrada gratuita. A promoção é do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e a realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com apoio do Instituto Cultural alemão Goethe-Institut.

A mostra apresenta tradicionalmente um panorama dos lançamentos recentes do país assinados por mulheres. Apesar de sempre presente, a feminilidade surge com mais força na seleção de longas deste ano, composta por seis ficções e o mesmo número de documentários. Através deles, espectadores de todas as idades poderão conhecer diferentes aspectos da diversidade cultural alemã.

Entre os destaques está o distópico “Os Ordinários”, segundo longa da promissora Sophie Linnenbaum. A comédia com toques de ficção científica se passa em uma sociedade em que as pessoas são classificadas de três formas de acordo com o seu potencial cinematográfico: protagonistas, coadjuvantes e outtakes (nome dado a trechos filmados e não usados). Filha de uma coadjuvante, Paula sempre esteve determinada a se tornar protagonista até o dia em que conhece de perto os rejeitados outtakes. Premiado em diversos festivais na Alemanha, entre os quais o de Munique, o longa foi exibido no festival South by Southwest, o SXSW, nos EUA.

A ficção “As Faces de Toni Erdmann”, de Maren Ade, também está na programação. Vencedor de vários festivais e detentor de premiações, o filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional. Na trama, um pai irreverente tenta se reconectar com a filha workaholic criando um personagem que finge ser seu coach. Já o drama “Quando Hitler Roubou o Coelho Rosa”, de Caroline Link, mostra as memórias verdadeiras da infância da escritora Judith Kerr, que teve que fugir da Alemanha por causa da ascensão do nazismo e quando Hitler foi eleito Chanceler do Reich.

Já entre os documentários, gênero que ganhou espaço na seleção deste ano, está o potente “Sete Invernos em Teerã”, longa de Steffi Niederzoll, premiado no Festival de Berlim. Ele conta a história de Reyhaneh Jabbari, jovem iraniana condenada à morte por esfaquear um homem ao se defender de uma tentativa de estupro em 2007. Pressionada a retirar suas acusações contra o estuprador para ser poupada da sentença, Reyhaneh não cedeu e foi executada. O filme de estreia da diretora traz imagens e áudios contrabandeados do país árabe.

A realização da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! segue as diretrizes da Política Externa Feminista do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de promoção da igualdade de gênero no mundo. Suas ações buscam assegurar que todas as pessoas estejam igualmente representadas nas diversas esferas da sociedade dada a convicção de que todos os seres humanos devem ter direitos iguais e merecem as mesmas liberdades e oportunidades por uma questão fundamental de justiça.

A programação completa da mostra pode ser conferida em bb.com.br/cultura.

Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!
Data: 26 de setembro a 07 de outubro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – Rua Primeiro de Março, 66, térreo – Centro – Rio de Janeiro/RJ – 21 3808-2020
Entrada gratuita, com retirada de ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, a partir das 9h do dia da exibição do filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.