Documentário sobre movimento seringueiro no Acre estreia no Canal Brasil
O Canal Brasil estreia nesta sexta-feira, 7 de março, às 20h45, o documentário “Empate”, de Sérgio de Carvalho. O filme dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro, realizado entre as décadas de 1970 e 1980, e reflete a importância e os impactos que ainda gera na Amazônia.
Exibido na 22ª Mostra de Tiradentes, em 2019, o longa-metragem destaca o legado de Chico Mendes, líder seringueiro morto em 1988 pelos donos de terras opositores à sua luta. Seu trabalho de resistência e defesa da vida na floresta e da Amazônia é reconhecido até hoje. O nome de Chico Mendes foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (Lei nº 10.952/2004), e o ativista foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro (Lei nº 12.892/2013).
Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, procurou Sérgio de Carvalho para contar a história de seu pai em filme. No longa, seus companheiros de luta compartilham as memórias, refletem sobre a luta pela preservação da Amazônia e alertam sobre as ameaças atuais à Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.