Filme sobre Geraldo Sarno, “Dois Sertões”, estreia na Bahia

Nesta quinta-feira (6/03), o renomado cineasta baiano Geraldo Sarno completaria 87 anos. Natural de Poções, no interior da Bahia, o diretor fez história no cinema nacional com a produção de filmes como “Viramundo” (1965) e “Sertânia” (2018).

Para marcar o seu aniversário, a Umbuzeiro Filmes, primeira distribuidora do Sudoeste do estado, leva a salas de cinema de Vitória da Conquista e Salvador o documentário “Dois Sertões”, longa-metragem que homenageia a vida e obra de Sarno, falecido em 2022.

Escrito e dirigido por Caio Resende e Fabiana Leite, o filme explora a relação do cineasta com o sertão, seus processos criativos e seu olhar profundo sobre a cultura popular. Mais do que um documentário biográfico, propõe uma reflexão sobre o próprio cinema como espaço de criação e pensamento. Em vez de utilizar depoimentos tradicionais, boa parte da narrativa se constrói através de diálogos espontâneos gravados durante as filmagens da série  “Sertão de Dentro” (2017) e do longa “Sertânia” (2018).

O lançamento de “Dois Sertões” também marca o início da programação do 3º Mês de Projeção REC Conquista, evento criado para celebrar e difundir o cinema produzido em Vitória da Conquista e na Bahia. De 6 a 12 de março, o longa será exibido no Circuito Sala de Arte, em Salvador, e no Centerplex Boulevard, em Conquista, se tornando o primeiro filme da Umbuzeiro a ser distribuído na sala de uma grande rede de cinema do país.

O documentário é um filme original do Canal Curta! com produção da Ato3 Produções, e passou por importantes mostras de cinema, como o 25º Festival do Rio e a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além disso, conquistou o Prêmio Especial do Júri Orlando Senna, no 19º Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Além das exibições em Salvador e Vitória da Conquista, o público poderá acompanhar uma série de atividades relacionadas ao filme na programação do 3º REC Conquista, incluindo debates, entrevista ao vivo com o diretor Caio Resende e programas especiais sobre a produção veiculados no canal da Umbuzeiro no YouTube. Todos os detalhes, assim como os dias e horários de cada sessão, estão disponíveis nas páginas da Umbuzeiro no Instagram e Linkedin.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

One thought on “Filme sobre Geraldo Sarno, “Dois Sertões”, estreia na Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.