Festival de Oberá estende sua convocatória até 15 de julho para produções de toda a América Latina
Oberá en Cortos anuncia a extensão de sua convocatória para todos os países da América Latina, convidando a apresentar produções audiovisuais até 15 de julho. O festival de cinema argentino, que celebrará sua 22ª edição entre os dias 6 e 11 de outubro, na cidade missioneira de Oberá.
O Festival Internacional Oberá en Cortos segue com a convocatória para obras audiovisuais nos concursos competitivos, incorporando novas propostas que ampliam as possibilidades de participação, com concursos internacionais, uma mostra voltada às infâncias latino-americanas e o tradicional concurso Entre Fronteiras.
A grande novidade deste ano está justamente nesta última seção. Além de curtas-metragens e curtas universitários (com até 15 minutos de duração), será incluída, pela primeira vez, a categoria de longas-metragens com mais de 60 minutos.
Dessa forma, poderão participar produções realizadas nas províncias de Misiones, Corrientes, Chaco, Formosa e Entre Ríos, assim como os países Uruguai e Paraguai, e nos estados brasileiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Já o Concurso Internacional receberá obras de todo o mundo – inclusive da Argentina –, ampliando a possibilidade de que realizadores internacionais participem do festival e apresentem seus trabalhos no marco das diversas propostas cinematográficas do evento.
Outra novidade importante desta edição é a seção voltada às infâncias, promovendo sua aproximação ao cinema e visibilizando diferentes imaginários e narrativas da América Latina. Será realizada uma mostra não competitiva de Infâncias Latino-Americanas, que aceitará curtas e longas-metragens com duração entre 5 e 110 minutos, produzidos entre 2010 e 2025 por realizadores da região.
Com esse lema, o festival – que já conta com 22 anos de celebração ininterrupta – se projeta ao mundo com novas propostas que reforçam seu compromisso com as produções locais e geram expectativas em torno da competição internacional.
Vale destacar que, para todas as categorias de curtas-metragens, as obras devem ter sido finalizadas entre junho de 2023 e junho de 2025. Já no caso dos longas, serão aceitas produções realizadas entre junho de 2020 e junho de 2025. Caso não estejam em espanhol, devem conter legendas em espanhol.
Como todos os anos, o festival celebrará sua temática central: Identidade e Diversidade Cultural. As obras inscritas devem abordar essa temática e podem pertencer aos gêneros: ficção, animação, documentário ou experimental (videoarte, videodança, ensaio, entre outros).
Quem desejar inscrever sua obra audiovisual deve preencher o formulário em www.oberaencortos.ar.
O Festival Internacional de Cinema Oberá en Cortos é organizado pelo Instituto de Artes Audiovisuais de Misiones, pela Prefeitura de Oberá, pela Universidade Nacional de Misiones, pela Faculdade de Arte e Design, pela Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais e pela Cooperativa Productora de la Tierra, criadora deste encontro único na região.