Série “Insônia” estreia no Canal Brasil
A série Insônia estreia no Canal Brasil no dia 1° de abril, sexta-feira, às 21h. Com direção geral de Darcy Burger e direção de Hudson Viana, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, a série foi realizada pela B2 Filmes, com preparação de elenco de Clarice Niskier e roteiro de Roberta Canuto.
Dividida em 13 episódios de 24 minutos, a série narra as desventuras de um jornalista apaixonado por jazz, xadrez e mulheres. Com um clima noir e pitadas de humor, Insônia é uma crônica urbana sobre um trintão notívago (Leon, o vampiro, interpretado por Matheus Lima) que acredita que se tornou um vampiro, após uma tórrida noite de amor com sua musa e colega de redação (a personagem Flávia, vivida por Monica Bittencourt).
Os episódios são construídos a partir de uma história que conduz toda a narrativa da série, abrindo espaço para que as tramas paralelas protagonizadas pelos outros personagens sejam o diferencial de cada capítulo. Tudo isso em meio a traições, assassinatos em série nas ruas de Botafogo, sonhos vampirescos e uma batalha diária, e nem sempre ética, por um lugar ao sol na redação de um grande jornal.
Coincidentemente (ou não) à medida que o nosso protagonista vai ganhando hábitos estranhos, como um vício incontrolável por suco de tomate, inicia-se uma onda de assassinatos de moças na noite do Rio de Janeiro, e se estabelece assim um mistério insondável que faz de um jovem jornalista de cultura um vampiro em potencial, pelo menos na sua fértil imaginação.
As sequências extras narrativas, quando o personagem divaga sobre fatos do passado, sonhos ou fugas imaginárias, usam recursos de linguagem que dão um tom surrealista, tanto na direção de fotografia quanto nas montagens com fotografias.
Insônia se inspira no cinema independente e na atmosfera de clássicos norte-americanos dos anos 40 e 50, em que a narrativa se constrói a partir da construção dos personagens e de diálogos inteligentes. O seriado é livremente inspirado no romance Vampiro, lançado em 1994, pelo jornalista Luciano Trigo.
Além de Matheus Lima e Monica Bittencourt, estão no elenco Mariana Vaz (atriz convidada), Leo Pinheiro, Caetano O’Maihlan, Rodrigo Candelot, Daniel Braga, Julio Braga, Isabel Lobo, Laila Zaid (atriz convidada), Regiana Antonini, Dani Antunes, Julia Cartier Bresson, e, ainda, as participações especiais de Ney Sant´ana, do ator e diretor Amir Haddad e da própria Clarice Niskier, que fez a preparação do elenco.
A produtora B2 filmes e o canal Brasil, estão de parabéns! Que façam mais séries brasileiras!