Associações fazem campanha em prol da Jornada Internacional de Cinema da Bahia

A Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-BA), iniciaram uma petição pública em apoio à Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Criado em 1972, a Jornada é um dos eventos de cinema mais antigos na América Latina. Lançou cineastas; trouxe para Salvador a cinematografia de países que lutavam pela sua afirmação e independência; contribuiu na democratização do acesso a tais conteúdos audiovisuais; despertou o olhar para a produção de filmes que não chegariam à região tão facilmente; aumentou a rede de contatos entre a Bahia, o Brasil e o mundo; levou para as mesas de debate não só a realização e a produção de filmes, mas questionou a identidade brasileira e latino-americana, a produção audiovisual e as políticas na área para todo um continente. Além de tudo isso, levantou bandeiras de lutas político-sociais.

Foi ali que também nasceu a Associação Brasileira de Documentaristas. Quando um país inteiro estava calado pela ditadura Militar, a Jornada abrigou e foi o lugar de eco da arte audiovisual no Brasil, um espaço de crítica e debate, de aglutinação, de luta dos cineastas brasileiros.

Ainda que a Jornada tenha muito a comemorar no seu 40º aniversário, no entanto, alguns fatos ameaçam o merecido regojizo. Por esse motivo, a ABCV e ABD-BA conclamam a juventude para a mobilização, os realizadores à memória e à ação, e o Governo a refletir que 40 anos de história não podem ser desprezados pela burocracia do Estado, e lançam uma petição pública pela continuidade e fortalecimento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia; pelo apoio do Estado da Bahia à Jornada; pelo respeito por seus 40 anos de história; e pela revitalização da Jornada e seu renascimento.

A petição on line pode ser acessada neste link: http://www.peticoesonline.com/peticao/apoio-a-jornada-internacional-de-cinema-da-bahia/717.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.