Filme mexicano vence como melhor ficção no Cinesul

O filme mexicano “La Cebra”, do diretor J. Fernando León R., foi escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 20ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. Já “Calafate, Zoológicos Humanos”, uma produção do Chile dirigida por Hans Mülchi Bremer, levou o prêmio oficial de melhor documentário. Ainda na categoria longa-metragem, o argentino “El Sexo de las Madres” e o boliviano “Rodante” levaram menção honrosa como ficção, e “Mataram meu Irmão”, produção brasileira, como documentário.

Na categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os filmes de ficção foi o brasileiro “A Mão que Afaga”, dirigido por Gabriela Amaral Almeida. Entre os documentários, o premiado foi “Adiós, Padresitos”, filme coproduzido por Equador e Espanha e dirigido por Javier Macipe. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Linear” (Brasil, de Amir Admoni) e “Exit” (Cuba, de Eduardo del Llano). Os brasileiros “Pedra da Memória”, de Renata Amaral, e “Piove, il Fim de Pio”, de Thiago Brandmarte Mendonça, ganharam menção honrosa na categoria documentário.

Ao longo do festival, o público também votou nos seus filmes favoritos. Entre os longas-metragens, os vencedores do voto popular no Cinesul 2013 foram: a ficção “La Llamada”, coprodução Equador, Argentina e Alemanha, dirigida por David Nieto Wenzell; e o documentário brasileiro “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de André D’Elia. No Videosul foram premiados os brasileiros “A Dama do Estácio”, Eduardo Ades, e “Bonfanti”, de Adriana Nolasco e Camila Marquez, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.