Inicia a mostra competitiva

A mostra competitiva começou com a exibição de “As Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takuma Kuikur. O filme narra a tradição do canto das mulheres do Xingu. O longa-metragem é a primeira produção xinguana a chegar a um festival, fato comemorado pelo cacique Kuikuro durante a apresentação.

Antes do longa-metragem, a platéia pode assistir aos curtas “Céu, inferno e outras partes do corpo”, de Rodrigo John, que já ganhou na categoria de Melhor Filme, no quesito Curta Metragem Nacional 35 mm e digital, do 39º Festival de Cinema de Gramado; “Bomtempo”, de Alexandre Dubiela, animação que fala sobre as mudanças climáticas que um homem enfrenta até chegar ao trabalho; “Ser tão cinzento”, de Henrique Dantas, documentário que pretende resgatar a lembrança do filme “Manhã Cinzenta” — 1969 —, do cineasta Olney São Paulo, obra do cinema que retratou o período da ditadura militar e foi o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental; e “A Fábrica”: dirigido por Aly Muritiba, retrata a vida de um presidiário e o drama de sua mãe, que a pedido dele, leva um celular para dentro da cadeia.

A cerimônia, realizada no dia 27 de setembro,  foi conduzida pelos atores Chico Diaz e Rosanna Viegas, que destacaram o fato de os filmes serem transmitidos, simultaneamente, às cidades satélites: Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho.

Amanhã, a programação terá os curtas-metragens Moby Dick (animação), de Alessandro Corrêa; “2004” (animação),de Edgard Paiva; Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban; e A Casa da Vó Neyde, de Caio Cavechini. E, por fim, o longa-metragem da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra: “Trabalhar Cansa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.