Novo festival de Porto Alegre abre inscrições

Entre os dias 13 e 16 de junho, acontecerá a primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem por objetivo difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. Sua programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média-metragem e uma mostra paralela informativa, pretende fomentar a discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.

Em sua primeira edição, o Democracine privilegia os seguintes eixos temáticos:

– Cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia
– Processos eleitorais
– Revoluções
– Democracia e trabalho
– O meio ambiente como campo de luta democrática
– Memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos

A mostra competitiva incluirá 25 filmes de curta e média-metragem, captados em qualquer bitola, finalizados a partir de 31 de dezembro de 2009. Os filmes de curta-metragem devem ter até 20 minutos de duração e os filmes de média-metragem entre 20 e 50 minutos de duração, incluindo os créditos. Já a mostra informativa, não-competitiva, será formada por filmes de curta, média e longa-metragem, de ficção e documentário, brasileiros e estrangeiros. A mostra informativa tem por objetivo exibir filmes relevantes que explorem os temas do festival, produzidos em qualquer data ou formato, no Brasil e no exterior, e reconhecidos por sua importância histórica, social e estética.

As inscrições para festival estão abertas até 30 de março de 2012. Regulamento, ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site do festival www.democracine.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.