Jayme Monjardim inicia filmagens de “O Tempo e o Vento”

O diretor Jayme Monjardim dedica-se exclusivamente às filmagens do seu segundo longa-metragem, O Tempo e o Vento, produzido pela Nexus Cinema e Vídeo e livremente adaptado da obra O Continente (1949), do escritor gaúcho Érico Veríssimo. As primeiras filmagens começaram na segunda-feira, dia 26, e se estendem até 5 de abril, no sobrado da Charqueada da Costa, na cidade de Pelotas. No dia 5, equipe e elenco se deslocam para Bagé, onde terão início as filmagens em locações externas e, depois, na cidade cenográfica de Santa Fé, construída dentro do Parque do Gaúcho, a cerca de 4 km do centro de Bagé. A movimentação no Rio Grande doo Sul segue até 22 de maio. Após esta data, a última etapa das filmagens será realizada nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo.

O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, foi tomado como estrutura central o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará – que será interpretada por Fernanda Montenegro. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

Em Pelotas, as filmagens abrangem as cenas em que Bibiana (Fernanda Montenegro), aos 89 anos, recebe a visita do espírito de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), jovem. Dialogando com ele, Bibiana relembra os acontecimentos que marcaram a história de sua família e da cidade de Santa Fé. Também participam das filmagens Kaic Crescente (o menino Rodrigo Cambará), Vanessa Lóes (Maria Valéria), Marat Descartes (Licurgo), Janaína Kremer (Bibiana na meia idade) Danny Gris (Florêncio Terra), Miguel Ramos (Fandango), entre outros atores. Na próxima semana, mais atores chegam à cidade, entre eles Marjorie Estiano (Bibiana jovem), Rafael Cardoso (Florêncio jovem), Igor Rickli (Bolívar) e Mayana Moura (Luzia).

O Continente é a primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho, O Tempo e o Vento, composta, ainda, pelos livros O Retrato e O Arquipélago. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas (diretor e roteirista de Netto Perde Sua Alma, autor do livro Os Varões Assinalados) e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance A Casa das Sete Mulheres adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003). O longa é uma produção de Nexus Cinema e Video, de Rita Buzzar, parceira de Monjardim no seu primeiro filme, Olga, coproduzido pela Panda Filmes (RS), de Beto Rodrigues, e Globo Filmes.

Quatro gaúchos estão trabalhando ao lado de Monjardim na direção do filme. Federico Bonani é diretor assistente. Diego Müller, Seani Soares e Zeca Brito são os três assistentes de direção. Cerca de 70% dos profissionais que trabalham no filme, entre direção, equipe, elenco e figurantes, são do Rio Grande do Sul.

O filme também conta com estrelas internacionais na produção, como o diretor de fotografia Affonso Beato, um dos preferidos de Pedro Almodóvar, tendo trabalhado com ele em Tudo Sobre Minha Mãe, além de ter trabalhado com Stephen Frears em A Rainha e Mike Newell em O Amor nos Tempos do Cólera, e a maquiadora argentina Marisa Amenta, que assinou produções como AbutresDiários de Motocicleta e O Filho da Noiva. No elenco, também há nomes internacionais: o ator argentino Martín Rodriguez (do filme O Quarto de Léo) interpreta Pedro Missioneiro, e o uruguaio César Troncoso (O Banheiro do Papa) vive o Padre Alonso.

A direção de arte é de Tiza Oliveira, que também trabalhou com Monjardim em Olga e tem 37 anos de TV Globo. O figurino está a cargo do carnavalesco e figurinista Severo Luzardo Filho.

O filme conta com 115 atores no elenco e cerca de 2 mil figurantes, entre indígenas, cavaleiros, habitantes das Missões Jesuíticas e moradores da cidade cenográfica de Santa Fé.

As filmagens serão realizadas em Pelotas (26 de março a 5 de abril), Bagé e municípios vizinhos (6 de abril a 22 de maio), no Rio Grande do Sul, e Paulínia, em São Paulo (28 de maio a 17 de junho). A previsão de estreia nos cinema é para 2013. Seis meses depois de exibido nas salas de cinema, o filme será adaptado e apresentado pela TV Globo como microssérie em cinco capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.