Okna Produções filma “Eco de Longa Distância”

Suspense, universo fantástico e drama psicológico são as temáticas que envolvem o mais novo filme que a Okna Produções está realizando. O curta-metragem “Eco de Longa Distância”, que tem roteiro e direção de Pedro Zimmermann, acaba de finalizar as filmagens que aconteceram em Porto Alegre e em Torres.

Em Porto Alegre, as filmagens ocorreram em um casarão – situado na zona sul da cidade – que no passado abrigou o Foro Regional da Tristeza e o atelier do artista plástico, Arthur Guarisse, conhecido como o rei do artesanato no Brasil. O prédio foi escolhido para ambientar a principal locação do filme, por se tratar de um imóvel antigo com paredes de pedra que representará uma casa anexa a um farol. A outra locação escolhida foi um galpão nativo, localizado em uma sede campestre – que tematiza um casebre de pescador. Já as belezas naturais de Torres foram captadas na Praia da Guarita como parte de cenas externas do filme, que conta a história de um faroleiro que desliga propositalmente a luz que orientava as embarcações. Poucas horas depois, um naufrágio ocorre. Na cidade, um jovem capta o pedido de socorro e decide investigar o assunto por sua própria conta. Ele irá decifrar sozinho um crime que envolve dois irmãos e foi apagado pelo tempo.

Segundo Zimmermann, o ritmo bastante intenso das diárias foi necessário para dar conta de todas as locações e situações cênicas previstas no roteiro, sempre com o cuidado de manter a qualidade, plano a plano. Foi esse o caso das locações em Torres, nas falésias, onde foram filmadas algumas das imagens mais interessantes.

Com Direção de Produção de Gina O’Donnell, cerca de 30 pessoas trabalham na produção do curta, que conta uma história que ocorre num passado recente. Por isso, a direção de arte – realizada por Bernardo Zortea – apresentou riqueza nos detalhes da cenografia e do figurino. Esse contexto inspirou também a maquiadora argentina, Nancy Marignac, que inclusive desenhou tatuagens em dois atores Rafael Tombini e Adriano Basegio que representam os irmãos. O elenco é integrado, ainda, por Sérgio Mantovani e Thiago Prade.

Sobre a criação do texto, Zimmermann, explica que o roteiro manipula as estruturas narrativas convencionais, induzindo o espectador a acreditar que testemunha uma série de ações.

Em relação ao formato de curta-metragem, o diretor, conta que a proposta é trabalhar gêneros cinematográficos que interessam aos consumidores do audiovisual; ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade e fomenta a reflexão em torno de temas culturais e sociais.

O curta-metragem, que será finalizado no início de junho, foi selecionado no Edital de Produção de Curtas-Metragens do Ministério da Cultura de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.