3º CINEfoot anuncia os vencedores

O longa-metragem Copa União, dos diretores Diogo Dahl e Raphael Vieira, e o curta-metragem Gaúchos Canarinhos, de Rene Goya Filho, foram os grandes vencedores da Taça CINEfoot 2012. Ambos os filmes garantiram o título através do voto do próprio público do festival. Já a animação Zimbu, de Marcos Strassburger Souza, levou o Prêmio Porta Curtas, outorgado ao curta-metragem vencedor através de votação on-line. Os três vencedores são produções nacionais, sendo que, neste ano, o CINEfoot contou com 15 filmes nacionais e 13 internacionais em suas mostras competitivas.

O documentário Copa União, de 90 minutos de duração, aborda a polêmica situação da Taça das Bolinhas, com depoimento de vários craques históricos que venceram o título de 1987. Enquanto o documentário Gaúchos Canarinhos, de 15 minutos, conta a história do vencedor do concurso para a nova camisa da seleção brasileira. Venceu a camisa amarela, que perdura até hoje. Por fim, em Zimbu, uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

O 3º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol foi realizado de 24 a 29 de maio no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo. Lembrando que de 31 de maio a 3 de junho, o Centro Cultural da Justiça Federal exibe a Mostra Prorrogação. Todas as sessões acontecem às 19h, com entrada franca. A classificação para todos os dias é de 12 anos. Em São Paulo, o CINEfoot acontece de 31 de maio a 5 de junho no Museu do Futebol e no cine Reserva Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.