Longa “Deserto Feliz”, de Paulo Caldas, reestreia no Tela para Todos

O público de São Paulo terá uma nova oportunidade, em junho, para ver ou rever o premiado longa-metragem “Deserto Feliz” (2007/cor/35mm/88 min.), do cineasta Paulo Caldas. A temporada de exibição começa dia 1º e se estende até o dia 30 de junho, de quinta a domingo às 13h, no cinema do CCBB-SP. O filme integra a Mostra Brasil – Tela Para Todos, uma iniciativa do CCBB-SP de levar ao público filmes nacionais que ficaram abaixo dos 50 mil espectadores nas salas comerciais de cinema.

Com curadoria de Maria do Rosário Caetano, a mostra pretende dar visibilidade a uma produção diversificada recente do Cinema Brasileiro que apesar da qualidade reconhecida pela crítica especializada, não obteve a bilheteria esperada. “As tabelas com bilheterias da produção nacional mostram, a cada novo ano, que mais de 80% dos filmes brasileiros situam-se abaixo da faixa dos 50 mil espectadores. Nesta faixa estão, na maioria das vezes, os filmes de maior empenho artístico e ousadia temática”, explica a curadora da mostra.

Em sua primeira edição, “Brasil – Tela para Todos” teve início em dezembro de 2011 e já exibiu seis longas. Nos próximos meses, a mostra exibirá ainda “Eu me Lembro” (julho), de Edgar Navarro, “O Homem que Engarrafava Nuvens” (agosto), de Lírio Ferreira, e “No Meu Lugar” (setembro), de Eduardo Valente. 

“Deserto Feliz” traz no elenco os atores João Miguel, Zezé Motta, e Hermila Guedes, entre outros, e conta a história de uma adolescente de 14 anos que após ser violentada pelo padrasto, foge de sua cidade Deserto Feliz, no interior de Pernambuco, para a capital. Lá, acaba caindo nas armadilhas do turismo sexual e conhece um turista alemão por quem se apaixona e vive o afeto pela primeira vez.

O filme ganhou quatro Kikitos no Festival de Gramado, nas categorias de Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte, além de ter sido o vencedor do Prêmio da Crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.