Filosofando no Cinema – 25 filmes para entender o desejo

Para conhecer o desejo, o filósofo francês Ollivier Pourriol mostra que precisamos tanto de Jean-Paul Sartre, Hegel e Gilles Deleuze quanto de Wong Kar Wai, George Lucas ou Martin Scorcese. O autor segue o sucesso do método usado em seu Cinefilô, lançado pela Zahar em 2009, e ensina a filosofia aliando grandes pensadores a filmes conhecidos de todos.
Em Filosofando no cinema, o pensamento de Deleuze está presente na eletricidade sexual de Sharon Stone em Cassino; o de Hegel, na luta mortal entre Al Pacino e Robert De Niro em Fogo contra fogo. A partir dos brinquedos de Toy Story, em sua luta para serem mais do que meramente brinquedos, Pourriol discute o desejo do reconhecimento.

A fantástica fábrica de chocolate e suas barras de chocolate premiadas exemplificam o desejo de diferença. Através do protagonista de Beleza americana, dividido entre um casamento acomodado e a paixonite por uma adolescente, o autor reflete sobre os tempos do desejo e a morte do desejo.

Num texto em que o tom coloquial se mescla a belas passagens, Pourriol dirige-se ao filósofo e ao amante da sétima arte, ao pensador leigo e ao espectador mais despretensioso. Um livro inteligente, que une cinema e filosofia em um mesmo objetivo: desejar cada vez mais e melhor.

Sobre o autor: Ollivier Pourriol é professor de filosofia, ensaísta e romancista, desde 2005 realiza as conferências Studiophilo, em que ensina filosofia a partir de filmes. Diante da ótima recepção ao método na França, Pourriol tem levado suas conferências também para outros países. Em 2009, lotou auditótios no Rio de Janeiro e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Filosofando no cinema – 25 filmes para entender o desejo
Autor: Ollivier Pourriol
Tradução: André Telles
Editora: Zahar
Páginas: 200
Preço: R$ 36,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.