Quinta Avenida, 5 da manhã Audrey Hepburn, Bonequinha de luxo e o surgimento da mulher moderna

Um dos maiores ícones do cinema, Audrey Hepburn ocupa lugar especial no panteão das estrelas da sétima arte. Em uma época em que os padrões femininos de Hollywood eram as louras voluptuosas vividas por Marilyn Monroe ou as eternas virgens representadas por Doris Day, a sofisticada e independente Hepburn mostrou que havia outros modelos a escolher. Num inconfundível pretinho básico, essa nova mulher fez sua aparição triunfal em 1961, quando Hepburn interpretou Holly Golightly, uma moça não muito casta, no filme Bonequinha de luxo, de Blake Edwards.

Em Quinta Avenida, 5 da manhã, o crítico Sam Wasson mostra tudo o que havia por trás desse clássico do cinema e como Hepburn e sua personagem modificaram a moda, a liberdade feminina e a indústria cinematográfica dos anos 60.

Além de esmiuçar a vida da atriz, em constante conflito entre o estrelato e o papel de esposa e mãe, Wasson traça o perfil de personagens fascinantes e desvenda detalhes pouco conhecidos dos bastidores da produção.

Os personagens do livro incluem o autor da novela que deu origem ao roteiro, o vaidoso Truman Capote, que queria Marilyn Monroe no papel principal; o diretor Blake Edwards, responsável por boa parte do humor do filme; Edith Head, a figurinista da Paramount que teve de engolir a escolha dos vestidos de Givenchy; Henry Mancini, compositor de “Moon River”, que se tornou imediatamente um standard americano; e a própria cidade de Nova York, como símbolo da modernidade efervescente.

Com charme e elegância dignos de Bonequinha de luxo e baseado em ampla pesquisa, além de depoimentos de primeira mão, Sam Wasson escreve a história de uma mudança cultural definitiva.

Sobre o autor: Sam Wasson estudou cinema na Wesleyan University e na School of Cinematic Arts, University of Southern California. É autor de A Splurch in the Kisser, sobre os trinta anos de carreira do diretor Blake Edwards. Escreveu artigos sobre cinema para diversas publicações, como VarietyWall Street Journal, Hollywood Reporter, L.A. Weekly e MovieMaker, e para a prestigiosa Criterion Collection.

Quinta Avenida, 5 da manhã Audrey Hepburn, Bonequinha de luxo e o surgimento da mulher moderna
Autor: Sam Wasson
Tradução: José Rubens Siqueira
Editora: Zahar
Páginas: 268
Preço: R$ 42,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.