Sérgio Machado dirige Lázaro Ramos em filme inspirado no Maestro Baccarelli

O longa-metragem “Acorda Brasil” (título provisório) narra uma história sobre a coragem de quem se propõe a ensinar e a transformação de quem se entrega a aprender. Com direção de Sérgio Machado (Cidade Baixa), o longa está sendo filmado no estado de São Paulo. Inspirado na peça homônima escrita por Antonio Ermírio de Moraes, o roteiro é de Maria Adelaide Amaral (A Casa das 7 Mulheres, Ti Ti Ti), Marta Nehring (Eu eu eu José Lewgoy) e Sergio Machado.

Protagonizado por Lázaro Ramos (Amanhã Nunca Mais, Carandiru, Madame Satã), o elenco conta com Taís Araújo (A Guerra dos Rocha, Viver a Vida), Sandra Corveloni (Melhor Atriz no Festival de Cannes com Linha de Passe), Fernanda de Freitas (Malu de Bicicleta, Tapas e Beijos) e com 21 adolescentes selecionados pela preparadora de elenco Fátima Toledo, entre eles os jovens talentos Kayque Santos (Linha de Passe) e o estreante Elzio Vieira. O elenco traz ainda as participações especiais dos rappers Criolo e Rappin Hood e de consagrados músicos da cena erudita brasileira.

O filme conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um talentoso violinista que após frustradas tentativas de integrar a Osesp se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes de Heliópolis. Nesse caminho, as dificuldades são muitas, mas o poder transformador da música e da amizade que surge entre eles faz com que o professor e os alunos encontrem um novo lugar no mundo.

Com produção da Gullane e coprodução da Fox International Productions, o longa é inspirado na história do Maestro Baccarelli, criador do Instituto Baccarelli. O projeto oferece formação musical e artística para crianças e jovens na comunidade de Heliópolis e hoje, através da Sinfônica Heliópolis, se apresenta no Brasil e no mundo.

Sergio Machado estreou com o longa de ficção “Cidade Baixa”, que recebeu 18 prêmios, entre eles o Award of the Youth, no concorrido Festival de Cannes. Trabalhou como assistente de direção de Walter Salles em “Central do Brasil” e “Abril Despedaçado”. Foi roteirista de “Madame Satã” e diretor do filme “Onde a Terra Acaba” – eleito melhor documentário nos festivais do Rio, Havana e Biarritz. Em 2008, dirigiu em parceria com Karim Aïnouz a série de TV “Alice”, para a HBO. E em 2010, lançou seu segundo longa, “Quincas Berro D’Água”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.