Festival de Gramado divulga os filmes selecionados para a 40ª edição

Reflexão. Diálogo. Celebração. Essas são as palavras-chave da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, reafirmadas na coletiva de imprensa realizada no dia 4 de julho, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Além dos filmes selecionados para as competições de longas nacionais (8 filmes) e estrangeiros (5 filmes), curtas nacionais (14) e curtas gaúchos (21) e dos homenageados (Betty Faria, Arnaldo Jabor, Eva Wilma e Juan José Campanella) curadores e organização falaram das propostas do evento e das iniciativas que têm como objetivo tornar o Festival mais democrático.

A secretária de turismo de Gramado e coordenadora do evento, Rosa Helena Volk, abriu o encontro ressaltando o valor histórico do Festival de Gramado: “Mesmo em momentos difíceis, a trajetória foi sempre ininterrupta. Quando começamos a nos reunir para falar sobre a 40ª edição, o foco foi a valorização desse importante espaço para as produções cinematográficas nacionais e estrangeiras”.

Entre as novidades apresentadas, está a reestruturação do Palácio dos Festivais para a exibição de longas e curtas, além dos espaços fundamentais para debates, coletivas e outras iniciativas que tem o objetivo de aproximar o público dos filmes exibidos.

Ralfe Cardoso, diretor da Um Cultural, produtora do evento, enfatizou a nova articulação das equipes envolvidas e a importância de celebrar as conquistas: “Renovamos o Festival, da direção até a parte artística e queremos homenagear todos os envolvidos, do primeiro ao último vencedor”.

A participação das entidades de cinema é fundamental nessa nova dinâmica. O diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, comemorou o diálogo: “Com a participação das entidades, o processo fica mais democrático. É uma decisão que veio em boa hora”. A Sala Paulo Amorim, lugar que recebeu a coletiva, é o símbolo desse momento, enfatizou Cassol: “Essa sala sempre foi fundamental para todo e qualquer cineasta”.

A volta da exibição de curtas gaúchos no Palácio dos Festivais também foi pauta. Para Mônica Kanitz, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, foi uma conquista da classe, opinião compartilhada por Ivonete Pinto, também da ACCIRS, que destacou o número crescente de curtas inscritos no Festival. “É uma tendência inegável, principalmente pela facilidade que o digital proporciona agora, sem falar do importante número de egressos do ambiente acadêmico. Os realizadores de curtas entendem o espírito, arriscam, experimentam e nós, literalmente, assinamos embaixo da seleção”, acrescentou Ivonete.

Por fim, os curadores Rubens Ewald Filho e Marcos Santuário (José Wilker não esteve presente devido a sua agenda de gravações no Rio de Janeiro) apresentaram os selecionados para as competições de longas nacionais e estrangeiros. Rubens mostrou-se satisfeito com o resultado: “Todo o processo foi divertido e instrutivo. Eu me surpreendi muito com a seleção. Não fizemos concessões e tudo foi muito harmônico”.

Santuário destacou a notável diversidade dos filmes que integram as mostras. “Temos uma variedade estética e narrativa muito grande. É uma seleção que explora as múltiplas possibilidades do cinema nacional e latino”, afirmou. Para Rubens, “foi uma seleção digna e muito representativa, que procura oferecer um panorama do que é realmente o cinema produzido no Brasil”.

No final, foram anunciados os ingressos mais baratos (10 reais para estudantes e idosos, 20 para o público em geral) e as medidas para trabalhar com as dificuldades financeiras do Festival. Mais do que isso, a coletiva apresentou o esforço coletivo que está sendo feito para que o evento aconteça. Rosa Helena Volk foi enfática: “É uma edição que não poderia deixar de acontecer! Não podemos interromper essa história. As dificuldades não são novidades. Por isso, nosso agradecimento aos que contribuem nessa trajetória”.

Veja a relação dos filmes selecionados:

Longa-Metragem Estrangeiro

Artigas, La Redota (2011) – Uruguai

Calafate, Zoológicos Humanos (2011) – Chile

Diez Veces Venceremos (2012) – Argentina

Leontina (2012) – Chile

Vinci (2012) – Cuba

Longa-Metragem Brasileiro

Colegas (2012) – SP

Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida (2011) – RJ

Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! (2011) – São Paulo – Documentário

Insônia (2007) – RS

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (2011) – RJ

O que se Move (2012) – SP

O Som ao Redor (2012) – PE

Super Nada (2012) – SP

Curta-Metragem Brasileiro

# (2011) – SP

A Ballet Dialogue (2012) – RS

A Mão que Afaga (2011) – SP

A Triste História de Kid-Punhetinha (2012) – SP

Casa Afogada (2011) – RS

Di Melo – O Imorrível (2011) – SP

Diário do Não Ver (2012) – MG

Dicionário (2012) – SC

Funeral à Cigana (2012) – SP

Linear (2012) – SP

Menino do Cinco (2012) – BA
Meta (2012) – SP

O Duplo (2012) – SP

Piove, il film di Pio (2012) – SP

Curta-Metragem Gaúcho

24 Horas com Carolina (2012)

A Vida da Morte (2011)

As Irmãs Maniacci (2011)

Boa Viagem (2011)

Brisa (2012)

Casa Afogada (2011) – RS

Dr Lang e a Ciência da Metalinguagem (2011)

Elefante na Sala (2012)

Estrada (2012)

Fez a Barba e o Choro (2011)

Garry (2012)

Ignácio e Saldanha (2012)

Lobos (2012)

Noite Um (2012)

O Beijo Perfeito (2012)

Paraphilia (2012)

Quem é Rogério Carlos? (2011)

Rigor Mórtis (2012)

Rua dos Aflitos, 70 (2011)

Só isso (2012)

Todos os meus Ídolos estão Mortos (2012)

One thought on “Festival de Gramado divulga os filmes selecionados para a 40ª edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.