A Família Vai ao Cinema
A família está nas telas do cinema, nos argumentos, enredos e roteiros fílmicos, assim como está assistindo a filmes nos quais, muitas vezes, se vê projetada, indagada, reinventada, em um movimento de mão dupla no qual a família vai ao cinema e o cinema vai à família. É sobre essa temática que trata A família vai ao cinema, sexto título da Coleção Cinema, Cultura e Educação, organizada por Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes e publicada pela Autêntica Editora.
A partir da escolha de bons filmes que abordam a temática da família, pesquisadores das áreas de Ciências Sociais, Educação, Psicologia e Comunicação, do Brasil e de Portugal, produzem uma variada reflexão a respeito, que se configura como um estimulante instrumento de debate para educadores e espectadores de um modo geral.
Neste volume são analisados 11 filmes, de diferentes épocas, países e diretores, como Rocco e seus irmãos (Itália, 1960, Luchino Visconti), Sonata de outono (Suécia, 1978, Ingmar Bergman), Mamãe faz 100 anos (Espanha, 1979, Carlos Saura), Parente é serpente (Itália, 1992, Mario Monicelli), Lavoura Arcaica (Brasil, 2001, Luiz Fernando Carvalho), Lugar nenhum na África (Alemanha, 2001, Caroline Link), As invasões bárbaras (Canadá, 2003, Denys Arcand), Conversando com mamãe (Argentina, 2004, Santiago Carlos Oves), Um herói do nosso tempo (Romênia, 2004, Radu Mihaileanu), A culpa é do Fidel! (França, 2006, Julie Gavras), e Hanami: cerejeiras em flor (Alemanha, 2008, Doris Dorrie).
A Coleção Cinema, Cultura e Educação conta com outros cinco títulos publicados: A escola vai ao cinema; A mulher vai ao cinema; A diversidade cultural vai ao cinema; A infância vai ao cinema e A juventude vai ao cinema.
Sobre os organizadores: Inês Assunção de Castro Teixeira é doutora em Educação pela UFMG, pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona e professora da Faculdade de Educação da UFMG (graduação e pós-graduação). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/FaE/UFMG) e coorganizadora da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica) e da seção Educar o Olhar (revista Presença Pedagógica). É pesquisadora do CNPq. Pesquisa e publica no campo da Sociologia da Educação, dos Estudos sobre Professores e de Educação e Cinema.
José de Sousa Miguel Lopes é doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, professor da UFMG e coorganizador da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, História, Memória e Linguagem (EDHMEL) e da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e multiculturalismo, História de África, Moçambique, cinema, antropologia cultural, letramento, formação de professores.
A Família Vai ao Cinema
Organizadores: Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes
Editora: Autêntica
Número de páginas: 192
Preço: R$ 39,00