Curta Cinema abre inscrições para o Júri Jovem

Pelo sexto ano consecutivo o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema conta com a participação do Júri Jovem, formado por dez estudantes selecionados para escolher o prêmio de melhor curta nacional e internacional. A ação foi instituída pela primeira vez no Brasil, e foi inspirada na experiência de sucesso do renomado Festival de Curtas de Clermont Ferrand.

Para ser um candidato é necessário ter mais de 15 anos, ser morador do Rio de Janeiro e estar cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública ou privada.

Para se inscrever o candidato deve fazer uma resenha crítica sobre um dos três filmes indicados pela produção através do link de inscrição do site www.curtacinema.com.br. A seleção é realizada pela comissão do Festival e será anunciada no dia 23 de outubro no site do Curta Cinema.

Após a escolha dos dez estudantes, a turma é dividida em dois grupos, cinco integram o Júri Nacional e a outra parte integra o Júri Internacional. Os jurados assistem a todas as mostras competitivas respectivas ao seu Júri, durante a programação do Festival, com os mesmos benefícios que o Júri Oficial, sentados em lugares reservados e prioridade para entrar nas sessões.

Com o objetivo de criar maior interação entre estudantes da rede de ensino da cidade do Rio de Janeiro, o Festival e os curtas-metragens em geral, o Júri pretende desvendar e despertar o “olhar” do jovem para o audiovisual.

Maior evento competitivo de curtas do país e o primeiro a ser qualificado pela Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood a indicar filmes ao Oscar, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro chega à 22ª edição com mais de 4 mil filmes inscritos e uma programação recheada de debates, workshops e encontros com profissionais do audiovisual. O Curta Cinema será realizado entre os dias 1 a 8 de novembro e todas as atividades serão abertas ao público com entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.