Festival exibe produções em Super 8 de vários países

Durante cinco dias, o Teatro da Caixa de Curitiba recebe a 8a edição do Curta 8, único evento competitivo dedicado exclusivamente ao cinema em formato super 8 na América Latina. Entre 3 e 7 de outubro, o público da capital paranaense poderá apreciar uma programação gratuita com o que de mais atual se produz em Super 8, em mais de 60 filmes realizados em países como Brasil, França, Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Portugal e Uruguai.

Além da produção recente, com exibições em película ou em digital, haverá três mostras especiais que resgatam momentos importantes na história do Super 8 no país, com trabalhos dos primórdios do cinema gaúcho (filmes dirigidos por Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti), do francês radicado no Brasil Raymond Chauvin (1935-1994) e do paulista radicado no Rio de Janeiro Clóvis Molinari Jr. O festival também conta com debates, a oficina Lomokino e o Dia do Filme Caseiro, que exibirá filmes trazidos pelo público.

Um das mostras mais aguardadas do Festival Curta 8 é a Tomada Única, inspirada em uma proposta que teve origem em festivais na França e se difundiu em vários países europeus. Neste ano, foram 35 inscrições nesta categoria, que consiste em realizar um filme com um único cartucho de Super 8 (que dura aproximadamente 3 minutos) filmando as cenas na ordem em que elas aparecem no roteiro, sem qualquer edição posterior, proporcionando um desafio para o realizador.

Boa parte dos filmes da sessão Tomada Única foram realizados por meio de uma oficina promovida pelo próprio festival, meses antes, em Curitiba. Devido ao fato da produção da oficina se encarregar da revelação e exibição dos cartuchos, quem participa desta oficina vê seu filme pela primeira vez durante sua projeção no festival, proporcionando uma surpresa para realizador e público.

Neste ano, a proposta se expandiu e foi realizada pela primeira vez uma oficina Tomada Única fora de Curitiba, em Campinas (São Paulo). Ministrada por Lucas Vega, esta iniciativa rendeu cinco filmes, que poderão ser vistos no festival deste ano. Segundo o coordenador do festival, Leandro Bossy, há possibilidade de levar a oficina para mais quatro cidades brasileiras, incentivando o crescimento da produção nacional de filmes neste formato.

Os filmes em tomada única fazem parte da mostra competitiva do festival. Além dos trabalhos realizados por participantes das oficinas, são exibidos também filmes de diretores convidados, como Laís Bodanzky (conhecida por longas como “Bicho de 7 Cabeças” e “Chega de Saudade”), Martín Rejtman e Rodrigo Moreno (diretores argentinos considerados importantes nomes da retomada do cinema de seu país) e Pablo Stoll (diretor uruguaio do consagrado “Whisky”).

Neste ano, uma novidade da sessão Tomada Única são três videoclipes dirigidos por nomes conhecidos no meio audiovisual de Curitiba. As exibições serão realizadas com performances ao vivo das bandas, que são Naked Girls and Airplanes (projeto formado por Rodrigo Lemos e integrantes da banda Sabonetes, direção de Guilherme Biglia), Coral Sensorial (direção de Henrique Faria) e Automatic People (direção de Eduardo Baggio).

Além das mostras competitivas, o festival conta com mostras especiais, muitas delas, contemplando momentos importantes da história do Super 8 no Brasil. Um dos destaques é a mostra “Cinema de Salon: O cinema experimental de Raymond Chauvin” (em 4 de outubro), que realiza um resgate do trabalho do diretor Rauymond Chauvin (1935-1994), francês que se radicou no Brasil. Em parceria com a Cinemateca Brasileira, o festival Curta 8 está viabilizando a telecinagem de seus filmes, garantindo a preservação de um grande nome do cinema experimental que desenvolveu seu trabalho em Porto Alegre.

A capital gaúcha está presente também com a mostra “Verdes Anos do Cinema Gaúcho: o ciclo Super 8 em Porto Alegre”, com sessões em três dias. Em 4 de outubro, será exibida uma seleção de curtas-metragens. Nos dias seguintes serão exibidos os longas “Inverno”, de Carlos Gerbase (em 5 de outubro), e “Deu Pra Ti, Anos 70”, de  Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil (este participará de um debate após a sessão, em 6 de outubro).

Completam as mostras especiais a exibição do recente “Super 8… Mon Amour”, na sessão de abertura (dia 3) e “Cinema Bossa Nova: 4 Tempos em 8mm” (dia 7), com quatro trabalhos do diretor Clóvis Molinari Jr., realizados entre as décadas de 70 e 80. Clóvis Molinari Jr. é coordenador do Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, e em 2010 apresentou, escreveu e dirigiu a série “Super 8: Tamanho Também é Documento”, veiculada pelo Canal Brasil.

O público também pode participar do Curta 8, que no domingo exibirá a sessão intitulada “Dia do Filme Caseiro”, com uma seleção de filmes pessoais em Super 8 e Single 8, que o público poderá trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de festival. A ideia é exibir de tudo: desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares como férias, casamentos e batizados. Estas mostra ocorre às 16h de domingo. No mesmo horário, em paralelo, é ministrada a oficina LomoKino, que ensina o público a utilizar as novas câmeras da LomoKino, que permitem fazer pequenos filmes em suporte analógico (negativos de 35mm).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.