Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia acontece na próxima semana

Pelo quinto ano consecutivo, acontece a Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia, nos dias 21 a 27 de novembro, na sala 35mm, em Moscou. Para a abertura oficial foi escolhido o filme O Palhaço, de Selton Mello, indicado para concorrer ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Marcando o quinto aniversário da Mostra, a cidade de São Petersburgo também volta a receber o festival. Depois de três anos, a festa acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, no Aurora Cinema. Em 2012, o evento também chega pela primeira vez ao Cazaquistão em Almaty, um dos maiores polos culturais da Ásia, e Astana, capital do país.

A Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou será marcada por algumas mudanças em relação às edições anteriores. Em 2012, o festival terá 12 das mais recentes produções brasileiras. Entre elas, além de O Palhaço, está Capitães da Areia, obra baseada no livro homônimo de Jorge Amado, que comemora o seu centenário. Já em São Petersburgo, serão apresentados seis filmes, enquanto que no Cazaquistão, serão oito em cada cidade.

O projeto, que integra esforços da iniciativa privada e do poder público, tem como objetivo disseminar a cultura brasileira na Rússia e no Cazaquistão, apresentando produções cinematográficas contemporâneas.

Entre os filmes selecionados para participar dos três circuitos estão grandes lançamentos do cinema nacional em 2011 e 2012. Além de O Palhaço, de Selton Mello, e Capitães da Areia, de Cecília Amado, os dramas Amor?, de João Jardim, 180º, de Eduardo Vaisman, e Corações Sujos, de Vicente Amorim, fazem parte do evento. A mostra também traz as obras Corpos Celestes, de Marcos Jorge e Fernando Severo, De Pernas Pro Ar, de Roberto Santucci, 2 Coelhos, de Afonso Poyart, Estamos Juntos, de Toni Venturi, Heleno, de José Henrique Fonseca, Meu País, de André Ristum e VIPs, de Toniko Melo.

Após as exibições, assim como nas edições anteriores, estão programadas sessões de debates entre o público e artistas brasileiros. Já participaram do evento personalidades como os diretores Eduardo Coutinho, Beto Brant e Sandra Kogut, os atores Vinícius de Oliveira, Andre Abujamra e Dan Stulbach e as atrizes Bruna Lombardi e Letícia Sabatella. No ano passado, Denise Fraga, produtora do filme “O Contador de Histórias”, o diretor do mesmo filme, Luiz Villaça e Henrique Goldman, diretor de Jean Charles, estiveram na Mostra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.