Silvio Da-Rin lança o DVD de “Paralelo 10” em São Paulo

Paralelo 10 é uma incursão em profundidade ao pensamento de um indigenista e à realidade de uma região da Amazônia. José Carlos Meirelles é um dos mais destacados sertanistas brasileiros. Sua atuação na FUNAI foi decisiva para a implantação da atual política de respeito à escolha dos índios que não querem contatos com não-índios. Ele foi o criador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, no Acre, próximo à fronteira com o Peru, área do Paralelo 10 Sul.

Em 2010, ao fim de um longo período de afastamento, Meirelles retornou ao alto rio Envira, junto com seu colega de longa data, o antropólogo Txai Terri Aquino. Foram ministrar oficinas e reunir-se com índios aldeados e moradores da região, com vistas a minimizar conflitos e preconceitos com relação aos índios “brabos” que vivem nas redondezas. Paralelo 10, vencedor do prêmio de melhor filme no 14° Festival Internacional de Cinema Ambiental, é um river movie que embarca com eles e segue rio acima durante três semanas, colhendo memórias do sertanista e observando a atualidade da questão indígena no Acre.

O diretor Silvio Da-Rin lança o DVD do filme no dia 5 de novembro, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207), às 19h.

Da-Rin foi jornalista no início da carreira e faz documentários desde 1979. Dirigiu 14 filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais brasileiros e internacionais, como Fênix (1980), Príncipe do Fogo (1984), Igreja da Libertação (1986), Nossa América (1989) e Hércules 56 (2006). Gravou o som de mais de 150 filmes, entre os quais inúmeros documentários e os longas de ficção Quase Dois IrmãosOnde Anda VocêViva VozAvassaladorasSeparações, Bellini e a Esfinge, Amores PossíveisMauá – o Imperador e o ReiAmores Pequeno Dicionário Amoroso. Foi por duas vezes presidente da Associação Brasileira de Documentaristas. Em 2004, lançou o livro Espelho Partido: Tradição e Transformação do Documentário, versão revista de sua dissertação de mestrado em Comunicação na UFRJ. Entre 2007 e 2010 desempenhou a função de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Desde maio de 2010, é Gerente Executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da EBC/TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.