CineSesc apresenta exposição e retrospectiva de Elyseu Visconti Cavalleiro
De 22 de janeiro a 22 de fevereiro, o CineSesc apresenta a mostra Elyseu Visconti Cavalleiro – a Cor do Olhar, que conta com a exibição de filmes e uma exposição. O evento homenageia o autor, cineasta, fotógrafo, artista plástico e etno-pesquisador cultural brasileiro Elyseu Visconti Cavalleiro.
A abertura da exposição será no dia 22 de janeiro, às 19h, com a exibição do longa “Os Monstros de Babaloo”, em cópia 35mm. No dia 23, acontece o Cinema da Vela, com a participação de Elyseu Visconti Cavalleiro, Julio Bressane e convidados.
Personagem ativo do Cinema Marginal, Elyseu possui o olhar comprometido com uma antropologia visual etnográfica que revela a “História Normal do Povo”, ao mesmo tempo em que embasa o repertório simbólico brasileiro. Sua obra, de abrangência internacional, contribui no relato da brasilidade miscigenada, com destaque às tradições folclóricas e ao sincretismo religioso. Dentre seus filmes mais afamados estão os premiados Os Monstros de Babaloo (1970) e Lobisomem: O Terror da Meia-Noite (1974).
A exposição é resultado de aproximadamente três anos de pesquisas e entendimentos por parte de Anna Lucia Marcondes, diretora da Via Cultural, e do jornalista, crítico e curador Paulo Klein. Serão expostos fotogramas, fotografias, documentos importantes e textos que representam uma estética da imprensa alternativa dos anos 70/80 – contraponto entre as muitas afinidades de Elyseu Visconti Cavalleiro que, além de cineasta, cultivou o prazer pelo desenho e a pintura, seguindo uma tradição familiar que vinha de seu avô e artista da família Eliseu Visconti.
O evento apresenta ainda uma programação de seus folkdocumentários, Folia do Divino, Feira de Campina Grande, Ticumbi, Boi Calemba, entre outros.
No espaço expositivo, uma tela de plasma apresenta uma colagem de entrevistas importantes na trajetória de Elyseu Visconti Cavalleiro editadas pela curadoria do evento.