Mostra de Tiradentes começa hoje

A 16ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes começa hoje (18/01) e vai até 26 de janeiro com o desafio de exibir, refletir e colocar em evidência a produção contemporânea brasileira. A abertura oficial, no primeiro dia, no Cine Tenda, a partir das 21h, terá homenagem a atriz Simone Spoladore e exibição do longa paraibano “Onde Borges Tudo Vê”, dirigido por Taciano Valério.

A programação deste ano – 34 longas e 97 curtas-metragens – caracteriza-se por filmes originários de fora do eixo Rio-São Paulo e mudanças nas estruturas narrativas das obras. Minas Gerais tem participação recorde na Mostra Tiradentes e há presenças significativas de produções da Bahia, Paraná e Pernambuco.

Simone Spoladore será homenageada também ao longo da programação com exibição de “Nove Crônicas para Um Coração aos Berros” (DF), de Gustavo Galvão, “A Memória que Me Contam” (RJ), direção de Lúcia Murat e “Sudoeste” (SP), do diretor Eduardo Nunes.

A aguardada Mostra Aurora dará este ano ao filme escolhido pelo Júri da Crítica o Prêmio Itamaraty no valor de R$ 50 mil. Cinco documentários e duas ficções estão no páreo desta sessão competitiva.

Tiradentes inaugura este ano três novas mostras temáticas que organizam conceitualmente os filmes selecionados: Mostras Transições, Autorias e Sui Generis. As novas sessões exibem novos olhares do cinema brasileiro, filmes premiados em festivais internacionais, produções de diretores reconhecidos e pré-estreias.

A Mostra Praça continua seu bem-sucedido percurso com a exibição de documentários que têm arrebatado a plateia ao ar livre do Cine-Praça, montado no Largo das Fôrras.

A grade de curtas-metragens está dividida em oito mostras temáticas – Fora de Centro, Foco, Panorama, Praça, Formação, Juvenil, Mostrinha e Cena Mineira. O público poderá conferir 97 produções de 14 estados brasileiros.

A temática Fora de Centro, escolhida para esta edição, estará presente em dois debates a serem realizados no Cine Teatro, no Centro Cultural Yves Alves, com a participação de críticos, cineastas, jornalistas, atores e produtores.

Além dos debates temáticos, estão agendados 17 Encontros com a Crítica, Diretor e Público. A plateia terá a oportunidade de refletir com o diretor e convidados os filmes em exibição da Mostra Aurora, da Mostra Autorias, Transições e os curtas da Mostra Foco.

Nesta edição, convidados de festivais e organismos internacionais de cinco países estão representados. Pela primeira vez, Tiradentes recebe o representante da INCAA, o órgão argentino equivalente à Agência Nacional de Cinema (Ancine), Diego Maranbaio Avaria.

Participam também da Mostra Anne Delseth, programadora da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes (França), e Bernard Payen, programador da Semana da Crítica de Cannes.

Já o Festival de Locarno, na Suíça, estará representado por Sérgio Fant. Integra ainda a trupe internacional Raymond Walravens, diretor e curador do Festival de Cinema Independente de Rialto e do World Cinema – Festival Internacional de Cinema de Amsterdã, ambos na Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.