Projeto Quartas Baianas dá início às comemorações pelos 10 anos da ABCV

O projeto Quartas Baianas dá início às atividades de comemoração pelo aniversário de 10 anos da Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABCV / ABD-BA. Durante todo o ano, serão realizados encontros, exibições, debates e reflexões sobre o papel da entidade na luta política de classe.

No dia 20 de fevereiro, será exibido o filme O Homem que Não Dormia, de Edgard Navarro, eleito um dos três melhores filmes do ano pela Abraccine. A exibição será realizada na Sala Walter da Silveira, às 19 horas, com entrada gratuita.

O Homem que Não Dormia foi rodado em Igatú, na Chapada Diamantina, e marca o reencontro do ator Bertrand Duarte com o diretor Edgard Navarro depois de Superoutro (1989). A exibição contará com as presenças de Edgard Navarro e de Sylvia Abreu, da Truq Tv, Cine e Vídeo, produtora do filme.

A ABCV comemora em 11 de setembro de 2013, 10 anos de existência regulamentada e 40 anos de fundada, no âmbito da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Tem cerca de 100 associados de diferentes áreas de atuação do audiovisual baiano, de diretores e produtores a críticos e estudantes de cinema. Dentre seus objetivos, estão a promoção do desenvolvimento sistêmico das atividades cinematográficas e audiovisuais; a contribuição na formulação de políticas públicas referentes a tais atividades; a contribuição no desenvolvimento de relações institucionais entre órgãos governamentais, organismos corporativos e entidades privadas relacionados a tais atividades, promovendo reuniões, encontros, simpósios, e outros eventos; bem como a defesa dos interesses de seus associados no que diz respeito ao estrito exercício da atividade audiovisual e cinematográfica.

Passaram pela presidência da entidade o cineasta José Araripe Jr., atual diretor de contéudo do IRDEB;  a produtora Solange Lima, da Araçá Azul; o cineasta Lula Oliveira; e o cineasta e produtor Mateus Damasceno. Atualmente, a diretoria é colegiada e formada pelos diretores Carollini Assis (Institucional), Márcia Nunes (Projetos), Carla Almeida (Comunicação) e Chico Argueiro (Planejamento).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.