Chapada Diamantina recebe 1ª edição do projeto ABC do Cinema

A cidade de Seabra, centro geográfico da Bahia, localizada na Chapada Diamantina e distante 460 km de Salvador, recebe de 25 de fevereiro a 2 de março, a primeira edição do projeto ABC do Cinema, coordenado pela cineasta Sophia Midian.

O projeto consiste na realização de uma oficina audiovisual, que acontecerá no Colégio Central de Seabra, voltada para estudantes do sertão da Bahia, que dificilmente têm acesso a filmes importantes da história do cinema. Conjugada com a oficina, será realizada uma mostra de filmes na Praça de Eventos da cidade. Longas como Tempos Modernos, de Charles Chaplin, e Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, que retratam movimentos artísticos e pontuais da história do cinema, serão exibidos juntamente com curtas baianos que tem a curadoria da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Dentre os curtas estão o premiado Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira;  O Cadeado, de Leon Sampaio; e Mr. Abrakadabra, de José Araripe Jr.

A oficina é destinada a estudantes de escola pública, com faixa etária de 17 a 24 anos. No programa, estão temas como a historiografia do cinema e seus principais autores e diretores; introdução à teoria do cinema e conceitos básicos; dentre outros.

As atividades do projeto – oficina e mostra – são gratuitas. As aulas acontecerão no Colégio Central de Seabra, das 9 horas às 12 horas. Para se inscrever, basta acessar o site www.abcdocinema.com, e a página Inscrição. As sessões de filmes na Praça de Eventos são abertas a toda a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.