Secretário do Audiovisual e presidente da ABPITV iniciam as atividades do Lab Transmídia

Leopoldo Nunes, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), e Marco Altberg, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de TV (ABPITV) deram as boas vindas aos participantes selecionados para o Lab Transmídia 2013 – Foco Série de TV na manhã deste domingo (17/02), no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Neste ano, o Lab Transmídia – Foco Série de TV selecionou 30 projetos, sendo 10 internacionais e 20 brasileiros com foco em séries de TV, em virtude do aumento de demanda por séries brasileiras, impulsionada pela aplicação da Lei 12.485. Os projetos são divididos de acordo com tema, são 10 documentários, 10 infanto-juvenis e 10 séries de ficção, incluindo animações, que passarão por duas etapas: Capacitação, de 17 a 19 de fevereiro, e Pitchings & Painéis, de 20 a 22 de fevereiro, dentro da programação do RioContentMarket 2013.

Já no primeiro dia das atividades do laboratório, todos os 30 projetos passaram por treinamento de Pitching, através de aulas magnas ministradas por Leah Hoyer, produtora de narrativa da Microsoft, Sarah Edelson, diretora de desenvolvimento de programa da Discovery Networks na América Latina e Victor Lopes, cineasta e professor. Todas as aulas foram abertas a perguntas e debates ao final das apresentações.

Hoyer trouxe sua experiência de cerca de cinco mil pitchings assistidos para os participantes e abordou a construção de personagens e histórias em sua apresentação. Edelson discutiu a questão do desenvolvimento dos projetos documentais, desde pesquisa, narrativa, orçamentos e até como trabalha-los na televisão. “Águias da Cidade” foi um dos casos apresentados, devido aos desafios do projeto, que incluiu o acesso à Polícia Militar e a logística montada com microcâmeras digitais, instaladas nos helicópteros e acopladas ao corpo dos integrantes das equipes do Grupamento Aéreo.

Diretor de filmes como “As Aventuras de Agamenon – o Repórter”, Victor Lopes falou sobre as formas de potencializar projetos através da apresentação de pitchings, como maneira de traduzir ideias para o mercado. Segundo ele, todos os seus filmes nasceram de pitchings, inclusive seu último trabalho, o documentário “Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro”.

Após a apresentação das sessões de pitchings dos 30 projetos, serão concedidos dois prêmios: o primeiro deles, oferecido pelo Reed Midem, que seleciona um projeto para participar do MIPCube, realizado dentro da programação do MIPTV, em Cannes; o segundo prêmio, oferecido pela FOX International Channels Brasil, é um prêmio de estímulo ao desenvolvimento de um projeto escolhido, no valor de US$ 10 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.