Mostra traz o universo de Alfred Hitchcock

Foi entre pássaros, loiras dissimuladas, homens que sabiam demais, psicopatas, ladrões de casaca, corpos em queda, janelas indiscretas, vertigem, frenesi, pactos sinistros e festins diabólicos que Alfred Hitchcock (1899-1980) construiu sua trajetória e se transformou num dos maiores nomes da história do cinema.

O diretor é tema de mostra que leva seu nome e ocupa o CCBB Brasília entre 2 de julho e 4 de agosto. Durante este período, o Centro Cultural Banco do Brasil coloca em cartaz uma parte considerável da cinematografia de Hitchcock, com 35 longas-metragens e 20 curtas (18 deles da série Alfred Hitchcock apresenta). Também estão na programação o remake de Psicose, realizado por Gus van Sant em 1998, e Psicose 2, dirigido por Richard Franklin e lançado em 1983. As projeções serão feitas com filmes em película de 35mm e 16mm, DVD e Blu-Ray.

Cineasta britânico que fez carreira na terra natal e também nos Estados Unidos (onde filmou suas obras-primas), Hitchcock é um exímio contador de histórias, um advogado do suspense, da reviravolta surpreendente, um expositor despudorado (ainda que discreto quando convinha) do lado mais obscuro da alma humana e também um inovador da linguagem cinematográfica, tendo explorado em seus filmes novos recursos visuais, narrativos e técnicos.

Além de poder conferir tudo isso nos filmes da mostra, os interessados poderão explorar ainda mais o universo hitchcockiano no curso Hitchcock e a ilusão do cinema, composto por três aulas (dias 11, 18 e 25 de julho) ministradas pelo professor de cinema Ciro Inácio Marcondes. Nelas, serão abordadas a formação de Hitchcock, a linguagem cinematográfica do diretor e os temas recorrentes em sua obra.

A trilha sonora, elemento marcante dos filmes do cineasta – e parte imprescindível na construção de cenas inesquecíveis, como o assassinato da personagem interpretada por Janet Leigh em Psicose – será tema de aula magna, em 13 de julho, conduzida pelo maestro Júlio Medaglia.

A programação estará completa com a exibição, em 27 de julho, do filme mudo O inquilino (1926), acompanhada de música executada ao vivo pelo pianista Antonio Carlos Bigonha.

A mostra Alfred Hitchcock tem curadoria de Arndt Roskens e antes de chegar em Brasília passou com sucesso pelas unidades do CCBB do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Mostra Alfred Hitchcock
Data:
de 2 de julho a 4 de agosto
Local:
CCBB Brasília – SCES Trecho 2 – Brasília/DF
Tel:
61 3108-7600
Aberto de terça-feira a domingo das 9h às 21h
Informações: bb.com.br/cultura, facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF

Curso gratuito Hitchcock e a ilusão do cinema
Dias 11, 18 e 25 de julho
Local: Teatro do CCBB
Professor: Ciro Inácio Marcondes
Inscrições limitadas (sujeitas a lotação da sala) até 7 de julho em www.alfredhitchcock.com.br
Os alunos receberão certificado de participação ao final do curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.