Cinemateca Brasileira realiza retrospectiva de Hector Babenco

No ano em que o lançamento de seu primeiro longa-metragem como diretor completa 40 anos, a Cinemateca Brasileira celebra a obra de um dos grandes cineastas brasileiros, Hector Babenco, com uma retrospectiva e uma exposição sobre seus filmes, que acontece de 12 de fevereiro a 15 de março.

Nascido em Mar del Plata, na Argentina, em 1946, Babenco mudou-se para o Brasil aos 19 anos e naturalizou-se brasileiro em 1977. Em 1975, lança seu primeiro longa-metragem, O Rei da Noite, com marcantes interpretações de Paulo José, Marília Pêra e Vic Militello.

Baseado num caso policial, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu diversos prêmios em 1977. Seu filme seguinte é considerado uma de suas obras-primas, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), presença constante em listas de maiores filmes da década de 1980. Realiza em 1985, O Beijo da Mulher Aranha, produção internacional falada em inglês, que recebeu o Oscar de melhor ator e o prêmio de interpretação masculina em Cannes para William Hurt e pelo qual Babenco foi indicado ao Oscar de melhor diretor.

Em 1987, dirige Jack Nicholson e Meryl Streep em Ironweed, e ambos são indicados ao Oscar pelos papéis. Ambientado na região amazônica e com atores brasileiros e estrangeiros, lança, em 1990, Brincando nos Campos do Senhor, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos. Em 1998, lança Coração Iluminado, drama autobiográfico selecionado para o Festival de Cannes. Em seguida, realizaria seu maior sucesso de bilheteria, Carandiru (2003), também exibido no Festival de Cannes. Em 2007, o diretor retorna a Buenos Aires para as filmagens de O Passado, estrelado por Gael Garcia Bernal, no qual Babenco aparece como um projecionista de cinema. Atualmente, o cineasta dirige Willem Dafoe em seu novo longa-metragem, “Meu Amigo Hindu”, filmado em São Paulo.

Soma-se a retrospectiva dos filmes uma exposição que ilustra os momentos marcantes da carreira do diretor a partir de fotografias de cena e bastidores e de preciosidades pertencentes a várias coleções que compõem o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira: materiais de divulgação dos filmes, cartazes, releases, roteiros, além de curiosidades como uma fotonovela de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, um compacto com a trilha sonora de Pixote, a Lei do Mais Fraco, o roteiro original de Carandiru com anotações do montador do longa, Mauro Alice, entre outras, além de fotos de cena e dos bastidores dos filmes.

A programação completa está disponível no site www.cinemateca.gov.br.

 

Retrospectiva Hector Babenco
Data: de 12 de fevereiro a 8 de março
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Próximo ao Metrô Vila Mariana – (11) 3512-6111 (ramal 215)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.