Recine abre inscrições para mostra competitiva e oficina de vídeo

Criada com o objetivo de incentivar a realização de filmes e vídeos que reaproveitem imagens de arquivo, a Mostra Competitiva do REcine aceita produções de curta, média e longa-metragem finalizadas entre 2010 e 2013, de temática livre, e que utilizem, no mínimo, 40% de imagens (fotos, filmes, cartas, mapas etc.) e sons de acervos públicos e/ou privados. As inscrições estão abertas até 30 de setembro, nos sites www.recine.com.br e www.arquivonacional.gov.br.

O REcine também está com inscrições abertas para a sua oficina de vídeo, que acontece de 9 a 13 de setembro, das 10 às 18 horas, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro – RJ).

Os 30 alunos selecionados vão produzir vídeos de curta-metragem, com tema livre e utilizando imagens de acervos audiovisuais de domínio público, e ainda concorrem na Mostra Competitiva do REcine, na categoria melhor vídeo realizado pela oficina.

As inscrições para a oficina de vídeo vão até o dia 20 de agosto, e podem ser feitas nos sites www.recine.com.br e www.arquivonacional.gov.br.

O REcine vem se destacando nos últimos anos por trazer ao grande público a discussão sobre a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro. Além das mesas de debates, compostas por especialistas em conservação de acervos audiovisuais, o festival promove também oficinas gratuitas de vídeo e preservação. A programação do festival inclui ainda a mostra competitiva de filmes, homenagens e a Revista REcine nº 10, dedicada ao tema do ano.

De 25 a 29 de novembro, o REcine 2013 ‒ 12º Festival Internacional de Cinema de Arquivo apresenta em sua mostra informativa filmes de ficção e documentários que trazem a cidade do Rio de Janeiro como cenário ou personagem principal.

Escolhida por cineastas e produtores de diversas nacionalidades, seja pelas belas paisagens, ambiente acolhedor ou pela realidade social, o Rio é o berço do cinema brasileiro e tem sido há décadas um polo de atração cultural. Não há como contar a história do audiovisual no Brasil sem lembrar que nomes importantes estabeleceram aqui sua base de produção cinematográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.