Inscrições abertas para a quinta edição do Revelando os Brasis

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para o Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis – Ano V. Uma comissão formada por profissionais reconhecidos das áreas do cinema e da comunicação escolherá 20 histórias mais 20 suplentes. Os selecionados participarão de uma oficina audiovisual no Rio de Janeiro e, em seguida, voltarão aos municípios de origem para gravar os filmes. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br.

Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover inclusão e formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes. O projeto tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. A realização é do Instituto Marlin Azul, com parceria do Canal Futura, parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e apoio da EBC/TV Brasil.

Podem participar pessoas com mais de 18 anos de idade e moradores em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. De acordo com levantamento divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 3.919 têm até 20 mil habitantes. Consulte o www.revelandoosbrasis.com.br para saber se o seu município pode participar.

Podem ser inscritas histórias verdadeiras (baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, causos, crenças, lendas, conflitos etc.) ou inventadas. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Direção de Arte, Fotografia, Som, Edição, Mobilização Comunitária e Direitos Autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, os diretores contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para gravar os filmes com até 15 minutos nos pequenos municípios.

Nas quatro primeiras edições do projeto foram produzidas 160 obras, entre ficções e documentários. Os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além disso, participam de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional.

Mais informações pelo telefone (27) 3327-6999 ou através do e-mail revelando@imazul.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.