Exposição de Manoel de Oliveira integra programação da Mostra Internacional de São Paulo

A obra de Manoel de Oliveira (Porto, Portugal, 1908) constitui um dos capítulos mais originais da história do cinema, tendo realizado até hoje, entre curtas, médias e longas-metragens, 54 filmes. Em 2008, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, apresentou uma exposição dedicada à obra do cineasta, no ano em que era celebrado o seu centésimo aniversário.

A exposição, com curadoria de Paula Fernandes, chega agora ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, como parte da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e é uma homenagem a seu fundador, falecido há dois anos, Leon Cakoff, extremamente próximo a Manoel de Oliveira, admirador profundo de sua obra e especial amigo do cineasta.

Os filmes são o material da própria exposição, tendo como ponto de partida o modo como Oliveira reinventou o cinema ao criar uma linguagem cinematográfica única. Ao longo de vários momentos se descobre seu vocabulário particular por meio de trechos retirados de suas inúmeras obras, desde Douro, Faina Fluvial, de 1931, até Conquistador Conquistado, de 2012.

Ator, trapezista, atleta de competição e corredor de automóveis, o percurso de vida de Manoel de Oliveira constrói uma analogia com a história do cinema. A descoberta da imagem em movimento, o som, a cor e as técnicas digitais de filmagem foram mudanças por si personificadas e se renitente de início, rapidamente se adaptou às novas tecnologias e delas tira partido. Nesta exposição, pode-se notar como Oliveira praticou vários gêneros cinematográficos, do documentário à ficção e ao filme-ensaio.

 

Exposição: Manoel de Oliveira: uma História do Cinema
Data: de 3 de outubro a 10 de novembro – Terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, São Paulo – Fone: (11) 2245-1900
Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.