II Semana de Cinema e Mercado

A II Semana de Cinema e Mercado, ocorrido de 5 a 8 de agosto, no estúdio da Academia Internacional de Cinema – AIC, em São Paulo, reuniu profissionais do mercado, que discutiram os processos e tendências da área cinematográfica, em palestras gratuitas e abertas ao público.

Entre os convidados, Fábio Seixas, diretor executivo da Conspiração Filmes; Francisco César Filho, criador e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista e diretor do Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo; Silvia Cruz, fundadora e diretora da empresa de distribuição Vitrine Filmes; e João Worcman, diretor Geral da Synapse Produções.

A Semana abriu o evento com a palestra de Gilberto Toscano, advogado especializado em direto audiovisual e do entretenimento, do escritório Cesnik Quintino e Salinas Advogados, eleito o melhor escritório da America Latina em Entretenimento. Gilberto começou alertando a todos para não pensarem apenas em um projeto, um único filme. Falou da importância do planejamento estratégico, de pensar na distribuição como etapa de planejamento e de pesquisar o que as emissoras querem e precisam. Por último falou bastante sobre tipos de financiamento existentes no mercado, de doação à coprodução, passando por alguns tipos de fundos públicos, como o Fundo Setorial Audiovisual, e fundos privados, como o crowdfunding. Também falou de product placement, cotas mistas e incentivos fiscais. Uma dica importante foi sobre como identificar possíveis patrocinadores. Gilberto explicou sobre como funcionam as questões de tributações federais, estaduais e municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.