Mostra reúne os principais filmes de Frederick Wiseman

Um dos mais prestigiados cineastas americanos em atividade é tema da retrospectiva “Frederick Wiseman – O documentário além da observação”, que acontece de 24 de setembro a 6 de outubro, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

A mostra contará com a exibição de 15 filmes marcantes, selecionados pelos curadores Bruno Carmelo e Raphael Fonseca, reunindo desde a sua primeira obra, “Titicut Follies” (1967), até produções recentes, como “Academia de Boxe” (2010), passando por “Lei e Ordem” (1969), “Hospital” (1969) e “A Dança – O Balé da Ópera de Paris” (2009).

A programação inclui um mínimo de dois filmes por década da carreira de Wiseman, formando um panorama com os títulos mais representativos da carreira do diretor.

Nascido em Boston (EUA), em 1930, Frederick Wiseman tem uma longa carreira na realização de documentários. O diretor é conhecido dos estudiosos do audiovisual pelo caráter observacional de seus filmes. Ao invés de produções em que as pessoas filmadas se colocam em diálogo direto com a câmera, tal qual uma entrevista, Wiseman prefere se inserir em diferentes espaços, do modo mais discreto possível, portando apenas o necessário para a captura de imagens. Pouco a pouco, as mais diversas personagens são apresentadas ao espectador por meio de uma edição que convida o público à reflexão.

Frederick Wiseman continua produzindo e, em 2013, lançou, durante o Festival de Veneza, sua mais nova produção, “At Berkeley”, sobre a tradicional universidade da Califórnia (EUA).

A mostra contará também com a realização de um debate, no dia 3 de outubro, às 19h30, com a participação dos curadores, após a sessão do filme “Modelo” (1980), sobre o ambiente de trabalho de modelos masculinos e femininos, como os desfiles de moda, ensaios para revista, comerciais de TV e anúncios diversos.

Um catálogo com textos de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e uma entrevista inédita com Wiseman, feita especialmente para o evento, será oferecido gratuitamente ao público. Esta será a primeira publicação organizada, no Brasil, dedicada exclusivamente à pesquisa artística do diretor. O catálogo traz ainda imagens e fichas técnicas de toda a filmografia do diretor, que reúne mais de quarenta títulos.

A programação completa da mostra está disponível no site www.mostrafrederickwiseman.com.br.

 

Mostra Frederick Wiseman – O documentário além da observação
Data: de 24 de setembro a 6 de outubro de 2013 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – Rio de Janeiro – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.