Laboratório de Novas Histórias terá palestras e sessão de cinema gratuitas

Durante a edição 2013 do Laboratório de Novas Histórias, projeto que tem como objetivo fomentar e apresentar as etapas de produção cinematográfica e o desenvolvimento de roteiros, o público poderá conferir atividades gratuitas realizadas pelo Senac Lapa Scipião e CineSesc.

Na próxima segunda-feira, 18, o CineSesc promove a sessão do filme Os Amigos, dirigido por Lina Chamie. Já no sábado, 23, acontece Aula Magna que conta com a exibição do filme O Amante da Rainha, seguida de palestra com a presença do roteirista e diretor Nikolaj Arcel e da atriz Rosalinde Mynster.

O Senac Lapa Scipião fecha o ciclo de atividades no dia 25, segunda-feira, com a palestra da roteirista Anna Muylaerte, que participou das equipes de criação dos programas Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995) da TV Cultura. Em 2005, foi corroterista da série Filhos do Carnaval, da HBO, e fez o último tratamento do roteiro do filme O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, ambos dirigidos por Cao Hamburger. Como diretora, dirigiu vários curtas, entre eles Rock Paulista e o longa-metragem Durval Discos, premiado como melhor filme e melhor direção no 30º Festival de Cinema de Gramado.

Os laboratórios de roteiros, criados em 1996 em parceria com o Sundance Institute, foram continuados por meio da parceria entre a Esmeralda Produções e o Sesc Rio, em edições anuais desde 2004. O Sesc São Paulo passou a fazer parte desta história quando, em 1999, sediou no Sesc Bertioga, uma edição do Laboratório que se transformou em referência, por reunir, entre os 10 roteiros selecionados, 6 que ganharam as telas: Cidade de Deus (Bráulio Mantovani), O Invasor (Beto Brant, Marçal Aquino e Renato Ciasca),Ódiquê (Gustavo Coelho), Olhos Azuis (Paulo Halm e Melanie Dimantas), Redentor (Claudio Torres, Elena Soárez e Fernanda Torres) e Serras da Desordem (Andrea Tonacci).

Para a edição 2013, 10 roteiros selecionados participam de oficinas e consultorias com renomados roteiristas, de 19 a 22 de novembro, no Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-Escola Senac. O encontro irá proporcionar trocas de ideias e experiências entre reconhecidos profissionais do cinema brasileiro e internacional e os participantes. São eles: A Casa Inundada, de Josefina Trotta; Com Amor, Hamamélis, de Fidélis Fraga; Dias Vazios, de Robney Bruno de Almeida; Dois Garotos, de Lucimar Mutarelli; Domingo, de Lucas Paraizo; Do Outro Lado da Lua, de Filipe Domiano; Fósforos, de Maria Camargo; Greicekelly, de Rafael Lessa; Pela Janela, de Caroline Leone; Verlust (Baleia), de Esmir Filho e Ismael Caneppele.

 

Exibição de Os Amigos
Data: 18 de novembro
Horário: 20h30
Local: CineSesc – R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo
Gratuito – retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc com uma hora de antecedência

Aula Magna e exibição de O Amante da Rainha
Data: 23 de novembro
Horário: 10h30
Local: CineSesc – R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo
Gratuito – retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc com uma hora de antecedência

Palestra – Anna Muylaerte
Data: 25 de novembro
Horário: 19h30
Local: Senac Lapa Scipião – Rua Scipião 67 – Lapa – São Paulo
Inscrições: (11) 3475-2200
Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.