12 Anos de Escravidão

Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos dos Estados Unidos, Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram, ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas da Louisiana.

Depois de conseguir a liberdade, Northup publicou um relato contundente sobre a sua história, que se tornou um best-seller imediato, e hoje é reconhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos. Verdadeiro elogio à liberdade, esta obra apresenta o olhar raro de um homem que viveu na pele os horrores da escravidão.

Sua história foi adaptada para o cinema, em filme dirigido por Steve McQueen, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme de drama. A produção foi indicada ainda ao Oscar em nove categorias: filme, ator (Ejiofor), ator coadjuvante (Fassbender), atriz coadjuvante (Nyong’o), diretor, roteiro adaptado, figurino, edição e desenho de produção.

Sobre o autor: Solomon Northup nasceu em julho de 1808 em Nova York. Filho de um escravo liberto nasceu como cidadão livre. Fazendeiro e violinista era dono de uma propriedade em Hebron. Em 1841, foi sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que passou em uma propriedade de algodão na Louisiana, sua mulher não teve nenhuma notícia de seu paradeiro. Com a ajuda de um advogado ele ganhou a liberdade na justiça. Nos anos seguintes, Northup deu dezenas de palestras contando a sua experiência. O ano e os detalhes de sua morte são incertos.

12 Anos de Escravidão
Autor: Solomon Northup
Tradução: Caroline Chang
Editora: Penguin / Companhia das Letras
Páginas: 180
Preço: 22,50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.