Em 1º dia do RioContentMarket, BNDES afirma que investirá R$ 2 bilhões no setor este ano

Luciane Gorgulho, chefe do departamento de cultura, entretenimento e turismo do BNDES, participou do RioContentMarket, evento realizado pela ABPITV, na manhã desta quarta-feira, 12, apresentando a profissionais do audiovisual os projetos da agência de fomento voltados ao desenvolvimento do setor, que vive um período bastante promissor.

A agência de fomento apoia o setor audiovisual desde 1995, quando criou editais para a produção cinematográfica. Em 2006, o BNDES começou a apoiar o audiovisual como negócio, foi criado o Procult, crédito para a economia da cultura. No ano passado, o BNDES reformulou as propostas para o investimento no setor, com foco no desenvolvimento de todos os elos da cadeia produtiva e introdução de lógica de mercado nesse segmento da economia.

O orçamento do Procult para 2014 é de R$ 2 bilhões. Tendo em vista essas premissas de desenvolvimento do setor, algumas mudanças foram feitas para o acesso aos recursos, com base em estudo conceitual e levantamento internacional. Entre as mudanças estão o investimento em inovação. As produtoras audiovisuais devem possuir núcleo de pesquisa de mercado, pesquisa e desenvolvimento de personagens, marcas, formatos originais e desenvolvimento de conteúdos multiplataforma. Outro ponto de reformulação é o foco na carteira de projetos e plano de negócios das produtoras.

Luciane também destacou as metas do BNDES para o setor em 2020: ter produtoras brasileiras de grande porte, fortalecer programadoras e distribuidoras nacionais independentes e inverter a posição do Brasil, de 7º maior importador de produtos audiovisuais para o 7º maior exportador.

 

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