Globo, Futura e Globo Filmes falaram da diversidade de parcerias e modelos de negócio no RCM

Executivos de canais de televisão falaram no RioContentMarket na manhã desta sexta-feira, 14, sobre a busca da pluralidade nas relações com produtores independentes. Guilherme Bokel, diretor executivo de entretenimento multiplataforma da TV Globo, explicou sobre a área de projetos multiplataforma da emissora, que vem sendo desenvolvida há cinco meses e é totalmente focada no desenvolvimento de gêneros, formatos e linguagens, para o GShow e plataformas dos canais da Globosat, especialmente para Multishow e GNT no primeiro momento.

Todos os conteúdos dessa área serão desenvolvidos exclusivamente em parceria com a produção independente, seja com a produtora proponente do projeto, quando ele vier de fora, ou com uma produtora escolhida pela TV Globo, quando o projeto surgir internamente. “É uma forma de fomentar a indústria e, além disso, dentro da Globo, o mindset é diferente do que pensamos fazer para esse mercado”, diz. Inicialmente, os projetos serão financiados com recursos próprios do canal. Já há um primeiro projeto em desenvolvimento para o GNT, de autor e produtora gaúchos.

O diretor executivo da Globo Filmes, Edson Pimentel,  também afirmou que a pluralidade de produtoras é bastante interessante para o cinema e que a ideia dentro da Globo Filmes é enxergar o cinema brasileiro com a capacidade de estar presente em multiplataformas. Pimentel explicou que o braço destinado ao cinema da empresa tem se inspirado na TV para introduzir o merchandising nos filmes.

Débora Garcia, gerente de conteúdo e mídias digitais do Canal Futura, apresentou os projetos da emissora para 2014 que têm como foco a Copa do Mundo: “Copinha”, feito a partir de desenhos de crianças que participaram de um concurso via redes sociais do canal; “Copa na Escola”, voltado para professores do ensino fundamental, focado na alfabetização; e “Lugar de Mulher É no Gramado” – cujo nome é autoexplicativo. Os programas serviram para ilustrar os diferentes tipos de parcerias possíveis entre o Futura e as produtoras independentes. “Trabalhamos também em um sistema de coprodução em que a produtora nos apresenta o projeto e, se a ideia for boa, a gente banca, com uma divisão percentual de 49/51, sendo a maior parte para a produtora, o que inclui eventuais licenciamentos que possam surgir”, destacou Debora. A gerente ainda comemorou no RioContentMarket o aumento no número de assinantes do canal que, segundo pesquisa recente do instituto Datafolha, passou de 40 milhões para 46 milhões de pessoas que assistem ao Futura frequentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.