RioFilme apresenta números de desempenho e novos editais de financiamento no RCM

Depois de uma breve explicação do que seriam algumas ações da RioFilme durante 2014 no primeiro dia do RioContentMarket, Adrien Muselet – substituindo o Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Sérgio Sá Leitão – aprofundou em detalhes o funcionamento da agência, que vem passando por forte revitalização desde 2009.

“Em 2008 financiamos 22 projetos cariocas. Já em 2013, o número havia saltado para 124. Apenas para produção de filmes, no último ano, a RioFilme desembolsou R$ 19,6 milhões. Dos 10 filmes nacionais mais vistos no ano passado, oito tinham apoio da agência”. Muselet também apresentou o desempenho de um novo mecanismo para adesão de produtoras ao financiamento da RioFilme, que funciona de maneira automática. “É impessoal, transparente e sem subjetividade. O foco está na empresa e não no projeto”. Para 2014, serão destinados R$ 44,5 milhões: R$ 22 milhões para cinema, R$ 12 milhões para televisão e R$ 1,5 milhão para mídia digital. “Agora o produtor carioca de televisão vai ter a mesma ajuda que aquele do cinema. A única coisa que não fazemos é financiar completamente o trabalho, é preciso a entrada também da iniciativa privada”.

A respeito do edital em parceria com o YouTube, o diretor comercial da RioFilme explicou que os projetos devem estar no formato de seriado, com no mínimo 52 capítulos e com teto de R$ 100 mil. Um terço do capital será destinado para projetos de Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, e o YouTube capacitará até 600 pessoas, com acompanhamento intensivo dos selecionados.

A inscrição para dos novos editais começa no dia 14 de abril.

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