Programa CurtaDoc lança terceira temporada no SescTV

O programa CurtaDoc, produzido pela Contraponto, de Florianópolis (SC), é o primeiro da televisão brasileira que reúne realidades latino-americanas em curtas-metragens e propõe um diálogo sobre histórias tão particulares reveladas pelos cineastas. Na próxima terça-feira, 22 de abril, estreia a terceira temporada da série exibida pelo SescTV, e pela primeira vez foram selecionados documentários de toda América Latina. Para ter um alcance ainda maior e democrático, os episódios terão estreia também pela internet no canal do SescTV.

Em 52 programas inéditos da terceira temporada, o telespectador poderá assistir a 147 curtas-metragens realizados no Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Cada programa tem 54 minutos, com a exibição de dois a cinco documentários, reunidos por um tema, além da participação especial de um convidado, mais entrevistas com diretores dos filmes.

O episódio de estreia é Luta no Campo, com o crítico de cinema Amílcar Nochetti, do Uruguai, como convidado. Ele é um dos fundadores da Asociación de Críticos del Cine del Uruguay e foi entrevistado no país vizinho, onde a equipe do CurtaDoc participou do festival DocMontevideo e iniciou a produção desta temporada por alguns cantos da América Latina. Luta no Campo apresenta os documentários Toda esta sangre en el monte, de Martín Céspedes (22’11″, 2012, Argentina) e Trombas e formoso: memórias de uma luta, de Gabriela Marques Gonçalves (18’54”, 2010, Goiás, Brasil).

A equipe do CurtaDoc visitou estados brasileiros e percorreu cinco países latino-americanos para estreitar laços, formar parcerias e produzir as entrevistas para o programa de TV com realizadores, críticos de cinema, pesquisadores e profissionais do audiovisual. Esse material produzido em cinco anos do CurtaDoc no SescTV reúne hoje mais de 500 entrevistados. Muitas dessas conversas estão também no portal www.curtadoc.tv.

Durante cinco meses a equipe do CurtaDoc gravou entrevistas com 52 convidados de seis países. Entre os cineastas brasileiros estão Joel Pizzini, Rodrigo Grota, Ricardo Dias, a documentarista Tatiana Toffoli e o crítico de cinema Rodrigo Fonseca. Já no Chile, o CurtaDoc entrevistou a diretora do ChileDoc, a cineasta Paola Castillo, os documentaristas Maite Alberdi e Hans Mülchi Bremer, além do crítico Pablo Corro, entre outros. Mario Levit, Tomás Lipgot, Marcia Paradiso foram alguns dos entrevistados na Argentina. Na viagem para Cuba, a equipe do programa conversou com vários profissionais do cinema, como Zita Morriña, produtora do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de Habana, e professores da EICTV, como María Julia Grillo e Irene Gutiérrez.

A terceira temporada, que recebeu a inscrição de 650 documentários, ainda vai trazer episódios temáticos sobre música, arte urbana, animais, adoção, indígenas, conflitos políticos, futebol, entre outros. Os curtas são selecionados por uma equipe de curadores e o documentário mais antigo desta edição é da década de 1980.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.