Filmes do acervo da Cinemateca compõem mostra sobre fantasia

O cinema é povoado pela fantasia desde o início de sua história, com experimentos visuais de pioneiros como Segundo de Chomón, Georges Méliès e Émile Cohl. A Cinemateca Brasileira celebra a imaginação com a mostra Fantasia no Cinema, formada por títulos de seu acervo, com exibições em película.

Entre os destaques, estão os delírios de Buñuel no clássico O Cão Andaluz, e de Almodóvar em A Lei do Desejo (um de seus filmes mais importantes), e o erotismo misturado à ficção científica em Elas Só Transam no Disco, de Ary Fernandes. Os irmãos Coen resgatam o cinema de Frank Capra na fábula de Na Roda da Fortuna e um grupo de mestres do cinema americano da década de 1980 (Joe Dante, John Landis, George Miller e Steven Spielberg) refaz episódios da série de TV Além da Imaginação em No Limite da Realidade.

As alegorias de Bocage – O Triunfo do Amor, de Djalma Limongi Batista, estudo biográfico sobre o poeta português Manoel Maria Barbosa Du Bocage, personificadas por Sônia Braga nos sonhos de O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, e em Roma, um dos grandes filmes de Federico Fellini. O cineasta italiano também é objeto de estudo no documentário Fellini – Eu Sou um Grande Mentiroso, de Damian Pettigrew.

Os desenhos animados também estão presentes na programação: o clássico brasileiror Sinfonia Amazônica, de Mario Latini, o francês A Profecia dos Sapos, de Jacques-Rémy Girerd, e Mundo Proibido, divertida experiência que mistura animação e live-action de Ralph Bakshi. Finalizando a seleção, temos o mítico romantismo de O Morro dos Ventos Uivantes, adaptação de William Wyler do célebre romance de Emily Brontë.

 

Mostra Fantasia no Cinema
Data: de 17 de julho a 10 de agosto
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana – (11) 3512-6111 (ramal 215)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.