MINC e ANCINE lançam o Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, apresentaram, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 1º de outubro, o Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2, com as linhas de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para os próximos meses. As linhas destinam-se ao financiamento do desenvolvimento de projetos, produção de filmes para cinema e séries para televisão, e abertura e digitalização de salas de cinema, apresentando entre as novidades a ampliação das modalidades de investimento para a linha de distribuição de longas-metragens e o financiamento ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.

As linhas foram apresentadas sob forma de Calendário de Financiamento – cronograma oficial de lançamento dos editais geridos pela ANCINE até dezembro de 2016, possibilitando aos agentes econômicos um melhor planejamento das ações relativas à gestão de sua carteira de projetos. A solenidade, no Espaço BNDES, fez parte da programação do RioMarket, a área de negócios, seminários e workshops do Festival do Rio. Também estiveram presentes o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o presidente do BRDE, Neuto Fausto de Couto, e o secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro.

Antes do anúncio do Programa – Ano 2, o diretor-presidente da ANCINE apresentou as linhas gerais da política de financiamento ao audiovisual e um balanço do primeiro ciclo do Brasil de Todas as Telas, que foi lançado em julho de 2014 pela presidente Dilma Rousseff. Moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras, o Programa tinha, em sua concepção, alguns desafios a serem enfrentados.

O resultado do primeiro ano do Programa superou as metas estabelecidas. Foram 306 longas-metragens e 433 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento de projetos também foi bem sucedida, rendendo a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do país, e projetando o desenvolvimento de 620 projetos. A apresentação do diretor-presidente Manoel Rangel com o balanço completo pode ser acessada aqui.

O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 reafirma sua primeira edição apostando na regionalização do investimento pelo FSA; no investimento contínuo no Desenvolvimento de Projetos; na qualificação da capacidade instalada para cumprimento das metas; na ampliação de espaços para circulação de conteúdos independentes, estimulando o mercado de licenças; no fortalecimento dos catálogos e grades de programação para difusão linear e não-linear; e no fortalecimento da programação das TVs Públicas.

No seu Ano 2, o Programa mantém investimentos fortes, em montante total de R$ 646 milhões, para a consecução de todos os objetivos programados. Há a replicação das ações financeiras anteriores, o que garante a continuidade do financiamento, e haverá novas iniciativas para o enfrentamento de questões específicas.

Além das linhas de investimento replicadas, o Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 planeja atuar sobre quatro temas de importância especial para a atividade audiovisual: a necessidade de ação mais incisiva sobre a distribuição de cinema, a inclusão de novos formatos audiovisuais, a redução da rigidez do financiamento e os novos desafios trazidos pelo vídeo sob demanda. Sobre estes temas, estão programadas novas ações de investimento em distribuição, uma nova linha para a produção de jogos eletrônicos, investimentos na modelagem de um serviço público de VoD, além das iniciativas do ANCINE + Simples.

Dentro do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 estão previstas ainda as ações administradas pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), como o Edital de Seleção de Projetos para filmes de Longa-Metragem de Baixo Orçamento e o Programa DOCTV Brasil. A SAv/MinC coordenará também os novos editais com temática infanto-juvenil, com temática afro-brasileira, além do desenvolvimento de jogos eletrônicos e o apoio à produção audiovisual indígena.

O Calendário de Financiamento prevê para os próximos meses:

OUTUBRO 2015

PRODAV 07 (SUAT – Desempenho Artístico)
Resultado: JANEIRO 2016

PRODAV 06 (SUAT – Desempenho Comercial)
Resultado: MARÇO 2016

PRODAV 03 (Núcleos Criativos)
Resultado: ABRIL 2016

EDITAL ANCINE Arranjos Regionais

NOVEMBRO 2015

PRODECINE 01 (Produção para Cinema)
Resultado: MAIO 2016

DEZEMBRO 2015

PRODAVs 08 a 12 (Produção para TVs Públicas)
Resultado: JUNHO 2016

PRODECINE 05 (Produção para Cinema – Inovação)
Resultado: JULHO 2016

PRODAV 05 (Desenvolvimento)
Resultado: AGOSTO 2016

MARÇO 2016

PAR Exibição
Resultado: JUNHO 2016

Desenvolvimento Brasil – Itália
Resultado: JUNHO 2016

Coprodução Internacional Brasil – Argentina
Resultado: JULHO 2016

ABRIL 2016

Coprodução Internacional Brasil – Uruguai
Resultado: JULHO 2016

Coprodução Internacional Brasil – Portugal
Resultado: JULHO 2016

MAIO 2016

PRODAV 07 (SUAT – Desempenho Artístico)
Resultado: AGOSTO 2016

PRODAV 06 (SUAT – Desempenho Comercial)
Resultado: OUTUBRO 2016

EDITAL ANCINE Arranjos Regionais

JUNHO 2016

PRODAV 03 (Núcleos Criativos)
Resultado: DEZEMBRO 2016

PRODECINE 01 (Produção para Cinema)
Resultado: DEZEMBRO 2016

OUTUBRO 2016

PRODAV 05 (Desenvolvimento)
Resultado: ABRIL 2017

DEZEMBRO 2016

PRODAVs 08 a 12 (Produção para TVs Públicas)
Resultado: JUNHO 2017

PRODECINE 05 (Produção para Cinema – Inovação)
Resultado: JULHO 2017

Seguem em operação as linhas de Fluxo Contínuo:

PRODECINE 02 (Produção para Cinema via Distribuidora)
PRODECINE 03 (Distribuição para Cinema)
PRODECINE 04 (Produção para Cinema – Complementação)
PRODAV 01 (Produção para TV)
PRODAV 02 (Produção para TV via Programadora)
PRODECINE 06 (Coprodução para Cinema – América Latina)
PRODAV 13 (Renovação de Núcleos Criativos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.