Gramado começa com homenagem à José Wilker

Noite gelada em Gramado Ano 42. Dois filmes 100% inéditos foram mostrados na noite inaugural. “Isolados”, em homenagem a José Wilker, ex-curador do festival gaúcho, que está no elenco, e que tem roteiro de sua filha, Mariana de Vielmond Wilker, e “A Despedida”, com Nelson Xavier e Juliana Paes.

Gramado tem cinco longas 100% inéditos na competição: “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, que está surpreendendo muita gente, de Caco Ciocler (doc sobre Dona Aracy Guimaraes Rosa), de Tabajara Ruas (mais um épico pampeano), de Ratton para jovens, e “A Despedida”. E três já exibidos em outros festivais: “Infância” e “Sinfonia da Necrópole”, mostrados em Paulínia, e “A Estrada 47”, no Festival do Rio, ano passado.

No palco – Todos se encantaram com a elegância sofisticada e discreta de Mariana de Vielmond. E estranharam o figurino invernal de Juliana Paes. A atriz morena, que arrasou em “Meu Pedacinho de Chão” e expõe (ela e Nelson Xavier) o corpo nu em “A Despedida”, subiu ao palco do Palácio dos Festivais com estranho figurino em preto e marrom, com brincos gigantescos e um coque que conseguiu o impossível: enfeiá-la.

 

Por Maria do Rosário Caetano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.