Cinemateca Brasileira recebe exposição com 85 fotos do cineasta Luis Buñuel

A Cinemateca Brasileira, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema e o Governo da Espanha – Acción Cultural Española, recebe a exposição México Fotografado por Luis Buñuel. Com projeto museológico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a exibição reúne uma série de fotos realizada pelo cineasta espanhol e conservada pela Filmoteca Española, em Madri. Elas representam apenas uma pequena parcela de um conjunto de milhares de imagens feitas pelo ícone do cinema surrealista na busca de locações para os filmes que rodou no México, entre 1947 e 1965.

No total, são 85 fotografias, quase todas relacionadas a produções deste período. A seleção conta ainda com outras imagens que não têm relação com algum filme específico, mas que em conjunto ajudam a revelar o minucioso trabalho de pesquisa realizado por Buñuel antes de começar as filmagens – antes mesmo de se dedicar à escrita dos roteiros.

Essa era apenas a primeira parte do processo. Com isso, ele conseguia filmar com rapidez, sempre cumprindo o cronograma previsto e mantendo o baixo orçamento, algo fundamental para a realização de um trabalho pessoal e independente, sem precisar cumprir as regras geralmente impostas pela indústria cinematográfica. Não à toa, algumas de suas obras, ainda que controversas e polêmicas, tornaram-se clássicos da história do cinema e influenciaram a obra de nomes como Pedro Almodóvar, homenageado nesta 38ª Mostra.

O grande valor destas fotografias, no entanto, reside no fato de que elas dão pistas sobre o trabalho de Buñuel, revelando aspectos pouco conhecidos de sua obra. Elas ilustram, por exemplo, a maneira como preparava as locações, o perfil de lugares com os quais gostava de trabalhar e o direcionamento de seu olhar.

Contrariando sua imagem de diretor descuidado, Buñuel na verdade fazia um preparo meticuloso e preciso dos seus filmes. Ele usava exatamente o material e o tempo que necessitava. Seu processo de montagem era praticamente limitado a juntar o que filmou, já que havia muita pouca coisa para selecionar. As fotografias mostram ainda que suas locações eram cuidadosamente estruturadas. Algumas delas, inclusive, têm notas escritas à mão na parte de trás, mencionando o local onde foram feitas.

Essas fotografias complementam seu cuidadoso trabalho de escrita e revelam como ele conseguia filmar rapidamente, sempre sem ultrapassar o tempo previsto, assegurando o baixo custo de suas produções, requisito básico para a realização de filmes pessoais. O trabalho de um autor que superou as limitações impostas pela indústria cinematográfica e foi capaz de produzir com relativa liberdade, fazendo filmes que se tornaram clássicos do cinema.

Apesar de não serem imagens necessariamente artísticas, e sim mais ligadas ao aspecto técnico, elas compõem um conjunto uniforme e são capazes de formar um elemento estético digno de admiração.

México Fotografado por Luis Buñuel
Data: 
de 16 a 29 de outubro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo
Horário: 14h às 22h
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.