Festival Brasil Stop Motion recebe inscrições para oficinas

Interessados em stop motion terão oportunidade de aprender ou aprimorar a técnica em oficinas gratuitas oferecidas pelo Festival Internacional Brasil Stop Motion 2014, que ocorre entre os dias 25 e 29 do próximo mês, em Recife. Além de uma master class (com tradução simultânea) e uma oficina ministradas pelo animador Tim Allen, haverá aulas com o ilustrador, designer e animador em 2D Maurício Nunes, dedicada exclusivamente para crianças. Ao todo, são 27 vagas, todas gratuitas.

As inscrições podem ser feitas online, no site www.brasilstopmotion.com.br, e serão notificadas imediatamente via email. A seleção será feita por análise de currículos, motivação (por que quer fazer a oficina) e ordem de inscrição. Os candidatos devem aguardar um comunicado por e-mail do festival confirmando a seleção na oficina escolhida.

Único evento da América do Sul dedicado, exclusivamente, à técnica de stop motion, o festival levará ainda ao Cinema São Luiz uma mostra especial com alguns dos filmes nos quais Tim Allen (homenageado do evento) trabalhou. Haverá também mostra com audiodescrição, para cegos e portadores de deficiência visual, na Fundação Joaquim Nabuco.

Animador de stop motion há mais de 15 anos, Tim Allen dará uma oficina de 26/11 (quarta-feira) a 28/11 (sexta), das 9h às 12h, no Estúdio de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O enfoque é a performance do personagem no desenvolvimento de uma história. Serão realizados exercícios com foco na linguagem corporal, sincronia labial e expressões faciais. Os participantes terão a oportunidade de aplicar técnicas utilizadas na indústria profissional de animação com o objetivo de  aprender ou enriquecer seus conhecimentos em como dar vida aos bonecos.

Serão 12 participantes. É requisito ter mais de 18 anos, experiência em animação em stop motion e compreensão da língua inglesa.

Entre os trabalhos de Tim Allen estão Peter & the Wolf (Suzie Templeton) – vencedor do Oscar 2008 -, e filmes do aclamado diretor Tim Burton, como a A Noiva Cadáver e Frankenweenie. Ele foi também o responsável pela animação de O Fantástico Sr. Raposo (Wes Anderson). O animador trabalha ainda em séries de TV, incluindo Creature Comforts USA, Fireman Sam, Postman Pat, e mais recentemente, Shaun o Carneiro, para a Aardman Animations.

O ilustrador, designer e animador em 2D e stop motion Maurício Nunes falará para crianças com idade entre 10 e 15 anos sobre a técnica de animação. A ideia é exercitar a manipulação de objetos e massinha, além de estimular a expressão autoral a partir da animação. São 15 vagas. As aulas ocorrem nos dias 27/11 (quinta) e 28/11 (sexta) na sala 504 da Unicap, das 14h às 17h.

Formado em Design pela UFPE, Maurício trabalhou como professor de animação em 2D, experimental e stop motion na Faculdade AESO Barros Melo entre 2009 e 2010. Além disso, faz parte da equipe de professores das oficinas de animação do projeto CineSESI Cultural, desde 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.