Vida Minha

Em mais de 60 anos de profissão, o nome de Domingos Oliveira é diretamente vinculado – como autor, diretor, ator e produtor – a mais de 130 títulos encenados. Já escreveu 23 peças, dirigiu 59, publicou dois livros, lançou seis traduções e dirigiu 16 longas-metragens. Testemunha ocular das décadas de 1950, 60 e 70, boêmio por opção e natureza, Domingos viu de perto as grandes personalidades desse período no Rio de Janeiro. Nesta autobiografia, o cineasta e dramaturgo faz um balanço de sua intensa vida, que se mistura com sua obra: das memórias de infância às histórias de amor e separações, dos momentos marcantes da carreira, de sentimentos de euforia (da primeira vez que subiu em um palco ou do primeiro beijo) e depressão (como a descoberta do mal de Parkinson, com o qual convive há 14 anos). Autor de alguns dos filmes brasileiros mais estimados do cinema nacional, aos 78 anos o artista se revela nesse livro um novo escritor (ao mesmo tempo em que se prepara para lançar seu primeiro romance), e cria em cima da própria história uma obra de arte, condensando o que há de mais importante: seus amores – muitos -, seus amigos, seu entendimento sobre a vida e a morte e sua paixão pela arte.

Entre as memórias da infância, da carreira, dos afetos, do Rio, do cinema e da televisão, Domingos Oliveira revela-se um verdadeiro escritor. Cineasta e teatrólogo, realizador profícuo, autor de filmes brasileiros como Edu, Coração de Ouro, Todas as Mulheres do Mundo, Separações, entre outros, Domingos lega ao Brasil uma produção contínua e autoral.

Em Vida Minha, no entanto, é a voz literária de Domingos que envolvente, encadeada por referências tão eruditas quanto mundanas e por lembranças tão reais quanto estéticas. Suas histórias já nascem grandiloquentes e, ao acompanhar a mente poética, dramática e talentosa de Domingos, esta autobiografia se transforma na própria vida.

Vida Minha
Autor: Domingos Oliveira
Editora: Record
Páginas: 336
Preço: R$ 55,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.