Mostra Tiradentes discute o papel do cinema nos tempos de hoje

A temática da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 23 a 31 de janeiro, se resume a uma questão essencial a ser debatida no mundo atual: “Qual o papel do cinema hoje?”. A pergunta parte de uma inquietação detectada pela curadoria da mostra, sobre o quanto as produções cinematográficas de imersão – que insistem em se elaborar a partir da exigência por uma maior atenção e cognição – fazem sentido num contexto em que os multiplexes e a maior parte das salas de exibição se tornam verdadeiros parques temáticos e modernizados, com telas gigantes de Imax, cadeiras balançantes e projeções em 3D e 4D.

O 18º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas reúne 78 profissionais no centro das discussões de 27 debates para refletir o momento atual do cinema brasileiro em três painéis com foco no mercado audiovisual brasileiro e internacional, 20 bate-papos que integram a série “Encontro com a Crítica, o Diretor e o Público” e três mesas de debate conceituais. Uma delas generaliza a proposição, sendo intitulada “Qual o papel do cinema?”, com enfoque nas questões relativas à inserção da produção de autor em meio a tantas telas, centros audiovisuais e espectadores hiperconectados e cada vez mais ansiosos e dispersos. Estarão presentes Cléber Eduardo, Felipe Bragança (cineasta) e José Carlos Avellar (crítico), sob mediação de Francis Vogner dos Reis.

Outra mesa a relacionar o tema da mostra será “Trânsito entre Telas”, em que a discussão deve se focar na relação de realizadores com o cinema e a televisão, a partir dos aspectos em comum, das especificidades de cada meio e das experiências dos participantes. Os debatedores serão os diretores José Luiz Villamarim, Juliana Rojas, José Alvarenga e Marcos Bernstein, com mediação de Rodrigo Fonseca.

Outra questão premente na produção contemporânea e urgente de se debater num momento de esfarelamento das relações e do impacto audiovisual é “O Lugar da Política no Cinema”. Em um contexto de ampla produção de imagens, para diferentes plataformas e distintos modos de percepção, a política torna-se questão de forma, de diferença, de recusa muitas vezes, mas também de proposição. A mesa vai reunir Anita Leandro (professora e cineasta), Fernão Ramos (professor) e Luiz Rosemberg Filho (cineasta), com mediação de Hernani Heffner.

Ainda dentro do Seminário do Cinema Brasileiro, a série Encontro com Crítica, Diretor e Público, uma das marcas registradas da Mostra de Tiradentes, contará com 17 debates de filmes exibidos na programação – incluindo títulos da Mostra Aurora, Autorais, Transições e, dos curtas-metragens, da Mostra Foco. A homenageada Dira Paes também terá uma mesa para discutir seus 30 anos de carreira e de que forma a atriz paraense se relaciona à reinvenção do cinema brasileiro a partir dos anos 1990. Além dela, estarão presentes os cineastas Cláudio Assis, Guilherme Coelho e Rosemberg Cariry, que a dirigiram em momentos distintos de sua trajetória.

A Mostra Sui Generis, composta pelos longas A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente, Errante – Um Filme de Encontros, de Gustavo Spolidoro, e Pingo D’Água, de Ticiano Valério, contará com um bate-papo com o diretor de cada filme logo após as sessões, com mediação de Francis Vogner dos Reis.

A 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta ainda com importantes presenças internacionais. Uma delas é a alemã Marika Kozlovzka, consultora de mercados internacionais do Programa Cinema do Brasil. Ela vai ministrar um workshop sobre oportunidades para o cinema brasileiro no mercado internacional, com informações sobre os eventos mundiais de audiovisual, e oportunidades para os profissionais brasileiros. Por meio de experiências recentes, os participantes conhecerão estratégias promocionais que podem ser aplicadas no contato com os representantes do mercado cinematográfico internacional.

A consultora também estará na mesa “Diálogo entre Culturas”, ao lado de Aurelie Godet (Festival de Cinema de Locarno – Suíça) e Eduardo Valente (assessor internacional da Ancine), com mediação de Pedro Butcher.

Por fim, estarão em Tiradentes o crítico e professor francês Charles Tesson, como representante da Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes e Amaia Serrulla, programadora do Festival de Cinema de San Sebastian – Espanha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.