No Meio do Rio Entre as Árvores

Na bacia do Rio Amazonas, existem 35 comunidades vivendo nos 16,4 milhões de acres da área de preservação da floresta. O rio é a única forma de acesso para estas comunidades. No Meio do Rio Entre as Árvores, do diretor Jorge Bodanzky, captura imagens deste mundo cheio de beleza, onde a economia predatória deixou marcas.

O filme, cuja estreia no cinema acontece em 26 de março, no Cine Belas Artes, em São Paulo, é o resultado de uma expedição ao Alto Solimões, onde foram ministradas oficinas de vídeo, circo e fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais.

Dentro das comunidades, há discussões em torno dos rumos de um desenvolvimento sustentável, mas que também encontra objeções entre alguns moradores, que acreditam que suas diretrizes são impostas de fora.

Trechos das filmagens realizadas pelos próprios habitantes da região, com tecnologia recém-aprendida, são incorporadas ao longa para proporcionar uma forma pessoal de retratar sonhos e desafios destes habitantes, diante da especificidade de uma realidade complexa e em constante transformação.

Da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano de pessoas que habitam rincões remotos do Brasil – o que pensam, quais os seus sonhos e como resolvem os problemas que enfrentam por viverem no meio do rio, entre as árvores.

No Meio do Rio Entre as Árvores tem Raiz Distribuidora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.